Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA NENZINHA CUNHA LIMA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98497
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5091
    "inscrito_id" => 14704
    "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA NENZINHA CUNHA LIMA"
    "resumo" => "Buscamos analisar a aplicação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa em uma escola do estado do Paraíba. O objetivo é saber de que forma a aplicação dessa metodologia se desenvolve na prática da sala de aula, e como podem contribuir dentro da escola como um todo, haja vista que a utilização da metodologia na rede está associada a iniciativa formação continuada de professores e alunos através do Programa Conexão Mundo, realizando intercâmbios e cursos de especialização em Educação Cooperativa, trazendo experiências e metodologias que possam se somar as práticas já empregadas. A realização deste trabalho foi fundamentada em autores como: LAGO (2011) que diz que através de uma ação motivadora, com dinâmicas de aprendizagens cooperativas, espera-se construir uma prática possa nortear outras práticas; Lopes & Silva (2009), que desenvolvem reflexões sobre a prática do método em sala de aula; e FREIRE (1996), que fala que diferentes alunos podem aprender juntos (em habilidade, interesse, motivação, formação social entre outros aspectos). Como instrumentos metodológicos foram utilizados: práticas de aulas, roda de conversa com professores e questionários aplicados aos profissionais e alunos. Além disso, foram analisados os documentos da instituição, tais como o PPP e o Regimento Escolar. As pesquisas apontaram que existem dificuldades na implementação do método da Aprendizagem Cooperativa enfrentadas pelos professores da BNCC e principalmente pela base técnica. Assim, propõe-se um Plano de Ação Educacional com o objetivo de contribuir cuja proposta de intervenção consta de três ações. A primeira consiste em promover capacitações constantes com os docentes. A segunda ação pretende aplicar a metodologia cooperativa nas aulas de Geografia. A terceira ação tem como meta criar, junto à Secretaria de Educação Estadual, um componente curricular: Educação Cooperativa. Essas ações foram apresentadas tendo como foco a atuação do professor/aluno como protagonistas do processo na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14704_TB5091_20062023090050.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON BENÍCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Robson Benício"
    "autor_email" => "robsonbenicio@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98497
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5091
    "inscrito_id" => 14704
    "titulo" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA NENZINHA CUNHA LIMA"
    "resumo" => "Buscamos analisar a aplicação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa em uma escola do estado do Paraíba. O objetivo é saber de que forma a aplicação dessa metodologia se desenvolve na prática da sala de aula, e como podem contribuir dentro da escola como um todo, haja vista que a utilização da metodologia na rede está associada a iniciativa formação continuada de professores e alunos através do Programa Conexão Mundo, realizando intercâmbios e cursos de especialização em Educação Cooperativa, trazendo experiências e metodologias que possam se somar as práticas já empregadas. A realização deste trabalho foi fundamentada em autores como: LAGO (2011) que diz que através de uma ação motivadora, com dinâmicas de aprendizagens cooperativas, espera-se construir uma prática possa nortear outras práticas; Lopes & Silva (2009), que desenvolvem reflexões sobre a prática do método em sala de aula; e FREIRE (1996), que fala que diferentes alunos podem aprender juntos (em habilidade, interesse, motivação, formação social entre outros aspectos). Como instrumentos metodológicos foram utilizados: práticas de aulas, roda de conversa com professores e questionários aplicados aos profissionais e alunos. Além disso, foram analisados os documentos da instituição, tais como o PPP e o Regimento Escolar. As pesquisas apontaram que existem dificuldades na implementação do método da Aprendizagem Cooperativa enfrentadas pelos professores da BNCC e principalmente pela base técnica. Assim, propõe-se um Plano de Ação Educacional com o objetivo de contribuir cuja proposta de intervenção consta de três ações. A primeira consiste em promover capacitações constantes com os docentes. A segunda ação pretende aplicar a metodologia cooperativa nas aulas de Geografia. A terceira ação tem como meta criar, junto à Secretaria de Educação Estadual, um componente curricular: Educação Cooperativa. Essas ações foram apresentadas tendo como foco a atuação do professor/aluno como protagonistas do processo na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14704_TB5091_20062023090050.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON BENÍCIO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Robson Benício"
    "autor_email" => "robsonbenicio@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Buscamos analisar a aplicação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa em uma escola do estado do Paraíba. O objetivo é saber de que forma a aplicação dessa metodologia se desenvolve na prática da sala de aula, e como podem contribuir dentro da escola como um todo, haja vista que a utilização da metodologia na rede está associada a iniciativa formação continuada de professores e alunos através do Programa Conexão Mundo, realizando intercâmbios e cursos de especialização em Educação Cooperativa, trazendo experiências e metodologias que possam se somar as práticas já empregadas. A realização deste trabalho foi fundamentada em autores como: LAGO (2011) que diz que através de uma ação motivadora, com dinâmicas de aprendizagens cooperativas, espera-se construir uma prática possa nortear outras práticas; Lopes & Silva (2009), que desenvolvem reflexões sobre a prática do método em sala de aula; e FREIRE (1996), que fala que diferentes alunos podem aprender juntos (em habilidade, interesse, motivação, formação social entre outros aspectos). Como instrumentos metodológicos foram utilizados: práticas de aulas, roda de conversa com professores e questionários aplicados aos profissionais e alunos. Além disso, foram analisados os documentos da instituição, tais como o PPP e o Regimento Escolar. As pesquisas apontaram que existem dificuldades na implementação do método da Aprendizagem Cooperativa enfrentadas pelos professores da BNCC e principalmente pela base técnica. Assim, propõe-se um Plano de Ação Educacional com o objetivo de contribuir cuja proposta de intervenção consta de três ações. A primeira consiste em promover capacitações constantes com os docentes. A segunda ação pretende aplicar a metodologia cooperativa nas aulas de Geografia. A terceira ação tem como meta criar, junto à Secretaria de Educação Estadual, um componente curricular: Educação Cooperativa. Essas ações foram apresentadas tendo como foco a atuação do professor/aluno como protagonistas do processo na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.