Buscamos analisar a aplicação da Metodologia da Aprendizagem Cooperativa em uma escola do estado do Paraíba. O objetivo é saber de que forma a aplicação dessa metodologia se desenvolve na prática da sala de aula, e como podem contribuir dentro da escola como um todo, haja vista que a utilização da metodologia na rede está associada a iniciativa formação continuada de professores e alunos através do Programa Conexão Mundo, realizando intercâmbios e cursos de especialização em Educação Cooperativa, trazendo experiências e metodologias que possam se somar as práticas já empregadas. A realização deste trabalho foi fundamentada em autores como: LAGO (2011) que diz que através de uma ação motivadora, com dinâmicas de aprendizagens cooperativas, espera-se construir uma prática possa nortear outras práticas; Lopes & Silva (2009), que desenvolvem reflexões sobre a prática do método em sala de aula; e FREIRE (1996), que fala que diferentes alunos podem aprender juntos (em habilidade, interesse, motivação, formação social entre outros aspectos). Como instrumentos metodológicos foram utilizados: práticas de aulas, roda de conversa com professores e questionários aplicados aos profissionais e alunos. Além disso, foram analisados os documentos da instituição, tais como o PPP e o Regimento Escolar. As pesquisas apontaram que existem dificuldades na implementação do método da Aprendizagem Cooperativa enfrentadas pelos professores da BNCC e principalmente pela base técnica. Assim, propõe-se um Plano de Ação Educacional com o objetivo de contribuir cuja proposta de intervenção consta de três ações. A primeira consiste em promover capacitações constantes com os docentes. A segunda ação pretende aplicar a metodologia cooperativa nas aulas de Geografia. A terceira ação tem como meta criar, junto à Secretaria de Educação Estadual, um componente curricular: Educação Cooperativa. Essas ações foram apresentadas tendo como foco a atuação do professor/aluno como protagonistas do processo na Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima.