O planejamento e as rotinas na Educação Infantil são de suma importância e muito contribuem no desenvolvimento das crianças. O planejamento é considerado um guia das atividades educativas no espaço escolar, assim como as rotinas também são consideradas um dos fatores fundamentais que norteiam o trabalho nessa esfera de ensino, tendo em vista que estas auxiliam às crianças a se situarem no tempo e no espaço no decorrer do seu cotidiano institucional. O presente estudo, portanto, tem como objetivo descrever o planejamento e as rotinas no âmbito das instituições de Educação Infantil, a partir de diálogos com os professores acerca das suas experiências sobre a temática abordada. Como estratégia metodológica, utilizou-se a pesquisa qualitativa, a partir da coleta de dados de cunho bibliográfico, respaldada em Severino, Oliveira, Ludke e André. Em síntese, o estudo possibilitou, a partir dos autores estudados, a compreensão de que a organização da rotina é de grande relevância para as atividades mediadas no contexto da instituição infantil, pois contribui para a sua organização do espaço e do tempo. A pesquisa apontou, ainda, a necessidade de o professor planejar suas atividades usando recursos e materiais diversificados que enriqueçam a sua prática e contribuam para as ações do cuidar e do educar as crianças.