A EMPRESA JÚNIOR COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA NO ENSINO SUPERIOR – ESTUDO DE CASO DA ENGETECH, A EMPRESA JUNIOR DO IFMA IMPERATRIZ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94756 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 5666 "titulo" => "A EMPRESA JÚNIOR COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA NO ENSINO SUPERIOR – ESTUDO DE CASO DA ENGETECH, A EMPRESA JUNIOR DO IFMA IMPERATRIZ" "resumo" => "Este artigo visa discutir como a ENGETECH, a primeira Empresa Júnior do IFMA campus Imperatriz, formada pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Licenciatura em Física e Engenharia Elétrica, eleita em 2022, têm atuado como uma metodologia ativa de ensino em que envolve o aluno de graduação com a sociedade em que o Instituto de Ciência e Tecnologia está inserido e como esses alunos têm desenvolvido os saberes e as competências exigidas de suas futuras profissões bem como o espírito empreendedor tão necessário e requerido nos jovens estudantes egressos do ensino superior. Em suas primeiras ações os alunos que compõem a direção da empresa júnior tiveram contato com empresas, instituições sociais e comunidades vulneráveis de Imperatriz e região para firmar parcerias, oferecer serviços e produtos, além de terem a tarefa de organizar e estruturar todos os processos e atividades basilares de uma empresa. Assim, a finalidade pedagógica da Empresa Júnior foi alcançada com êxito dentro da instituição mencionada aliando o conhecimento teórico com a busca de soluções para problemas reais dos clientes, causando nos alunos um amadurecimento da ideia do que irão encontrar em seus futuros postos de trabalho e que postura deverão adotar diante de tais situações problemas, adquirindo capacitação técnica para lidar com ferramentas de trabalho e de gestão, seguir processos empresariais, lidar com documentações, etc. A ENGETECH demonstrou em pouco tempo o potencial transformador e inovador que possui e se torna assim, mais um exemplo a favor da criação de novas Empresas Juniores pelo país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID5666_TB164_04102023154737.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS CUNHA MORAIS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "mateus.cunha@acad.ifma.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94756 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 5666 "titulo" => "A EMPRESA JÚNIOR COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ATIVA NO ENSINO SUPERIOR – ESTUDO DE CASO DA ENGETECH, A EMPRESA JUNIOR DO IFMA IMPERATRIZ" "resumo" => "Este artigo visa discutir como a ENGETECH, a primeira Empresa Júnior do IFMA campus Imperatriz, formada pelos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Licenciatura em Física e Engenharia Elétrica, eleita em 2022, têm atuado como uma metodologia ativa de ensino em que envolve o aluno de graduação com a sociedade em que o Instituto de Ciência e Tecnologia está inserido e como esses alunos têm desenvolvido os saberes e as competências exigidas de suas futuras profissões bem como o espírito empreendedor tão necessário e requerido nos jovens estudantes egressos do ensino superior. Em suas primeiras ações os alunos que compõem a direção da empresa júnior tiveram contato com empresas, instituições sociais e comunidades vulneráveis de Imperatriz e região para firmar parcerias, oferecer serviços e produtos, além de terem a tarefa de organizar e estruturar todos os processos e atividades basilares de uma empresa. Assim, a finalidade pedagógica da Empresa Júnior foi alcançada com êxito dentro da instituição mencionada aliando o conhecimento teórico com a busca de soluções para problemas reais dos clientes, causando nos alunos um amadurecimento da ideia do que irão encontrar em seus futuros postos de trabalho e que postura deverão adotar diante de tais situações problemas, adquirindo capacitação técnica para lidar com ferramentas de trabalho e de gestão, seguir processos empresariais, lidar com documentações, etc. A ENGETECH demonstrou em pouco tempo o potencial transformador e inovador que possui e se torna assim, mais um exemplo a favor da criação de novas Empresas Juniores pelo país." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID5666_TB164_04102023154737.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS CUNHA MORAIS" "autor_nome_curto" => "MATHEUS" "autor_email" => "mateus.cunha@acad.ifma.ed" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }