O ensino no Brasil, mais especificamente voltado para o Ensino Médio, vem passando por uma mudança considerável nos últimos 5 anos com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Novo Ensino Médio. Desse modo, as instituições, profissionais da educação e estudantes tiveram que se adaptar para se adequar às novas demandas desta modalidade de ensino. O currículo exige a parte diversificada, que se integra aos conteúdos da Base Comum para trabalhar temas da realidade local. Na rede de ensino estadual do Rio Grande do Norte uma forma de aplicar essa parte do currículo foi com as chamadas disciplinas eletivas, nas quais o professor cria do zero atendendo as especificações dos documentos norteadores. Neste trabalho será feita uma análise e relato mostrando o processo de criação de uma disciplina eletiva aplicada na cidade de Acari-RN na escola estadual de ensino médio na área de Ciências da Natureza integrada com Artes que foi batizada como “era arte que me faltava”, com o objetivo de fazer os alunos produzirem peças e obras artísticas abordando temas científicos. O trabalho faz uma análise em cima de todo o processo de criação e elaboração da disciplina eletiva, desde a discussão com os alunos para escolher a temática, montar a estrutura e o planejamento da disciplina, a aplicação na sala de aula até a avaliação.