Este estudo foi desenvolvido com alunos que estavam regularmente matriculados no 2º ano Médio Técnico em Administração, da ECIT Dr. Elpídio de Almeida, localizada na Cidade de Campina Grande-PB, em meados de 2020, de forma remota. A ideia de iniciar este estudo se deu a partir do interesse que os alunos demostraram quando foi ministrado uma palestra sobre Educação Financeira (EF), baseado sobretudo no processo de melhoria dos conceitos e produtos financeiros; assim, de posse de leituras e estudos sobre o tema, percebeu-se a necessidade de entender que a escola precisa ter a responsabilidade de transmitir conhecimentos financeiros, pois, na realidade, o mesmo é um elemento que não pode ser dissociado da sobrevivência humana. E na disciplina de Matemática, tivemos essa oportunidade, trabalhando também com às Habilidades da BNCC. No entanto, o objetivo geral dessa pesquisa era de proporcionar aos alunos numa abordagem familiar a oportunidade de refletir sobre prática de consumo na perspectiva da EF, e assim, conhecer suas práticas, investigar se seus familiares entendem sobre esse tema, e por fim, mostrar como calcular o consumo diário de eletrodomésticos. Realizar um estudo voltado para a Educação Financeira com alunos do 2º ano do Ensino Médio foi muito satisfatório, uma vez que, eles puderam estender essa pesquisa aos seus familiares, dos quais, também aceitaram responder formulário de questões concernentes ao tema, bem como assistir às palestras voltadas ao consumo e a ética da responsabilidade em consumir. Os resultados apontam que os alunos e seus familiares possuem criticidade sobre EF. Foi possível relacionar às Habilidades de Matemática a partir da resolução de problemas. Portanto, esse estudo pode mostrar aos alunos e a seus familiares, os principais propósitos da EF, que na realidade, vai muito além de anotar todo consumo mensal.