Este trabalho tem como objetivo compreender à necessidade da formação docente no contexto da inclusão em meio à crescente demanda de alunos com necessidades educativas específicas nas instituições de ensino. E como a lacuna na formação docente pode ser considerada um obstáculo no processo de inclusão do educando. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, incluindo materiais já publicados acerca da temática do presente estudo, embasando-se por meio de uma revisão de narrativa com buscas em sites como: Associação Nacional de Pós – Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), (Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Google Acadêmico. Além da análise desses documentos foi realizada uma pesquisa documental, com fundamentação nos documentos oficiais referentes às políticas públicas educacionais na área inclusiva e formação continuada dos docentes da Educação Básica. Foram consultados documentos, tais como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (2001), Plano Nacional de Educação (2014), Lei Brasileira de Inclusão (2015), Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação continuada de Professores da Educação Básica (2020). Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário on-line semiestruturado com a turma da especialização em Educação Inclusiva com Ênfase em AEE, da UNIFIP. Tais procedimentos pretendem buscar contribuições para melhor refletir à respeito da necessidade de ressignificar à práxis docente no contexto da Educação Inclusiva.