SOUZA, Adriano Farias De et al.. Representações sociais sobre o ensino de libras. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97371>. Acesso em: 23/12/2024 05:09
Este artigo é proveniente de uma pesquisa desenvolvida no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica – PIVIC e tem como objetivo analisar as representações sociais de professores do magistério superior acerca do ensino da disciplina Libras. Trazemos para o debate ensino de Língua Brasileira de Sinais - Libras enquanto disciplina obrigatória na formação de professores, a partir do Decreto 5626/02, por compreendermos que o processo formativo e as práticas docentes desenvolvidas nas instituições superiores de educação, são objetos de estudo ricos para o campo de pesquisa em Representações Sociais, uma vez que por meio do processo de formativo existe a possibilidade uma mudança na visão sobre a sobre a Libras e Educação de Surdos. Constitui-se em uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, que contou com a participação de 10 sujeitos, os quais atuam como professores de Libras em uma universidade pública no estado do Pará. Vale situar que o presente estudo é proveniente de um banco de dados, previamente coletados, que gerou suporte para esta pesquisa de iniciação científica. A técnica utilizada para a produção dos dados foi a entrevista semiestruturada e, na análise dos dados, empregamos o enlace da Teoria das Representações Sociais (TRS) com os mapas conceituais embasados em Silveira (2019), Lobato e Bentes (2018) e Jodelet (2001). Os resultados parciais corroboram para a discussão da importância do contato com a Libras ainda no processo de formação inicial de professores na medida em que os sentidos atribuídos nesse contexto são positivos.