Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PODCAST COMO FERRAMENTA PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97325 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3560 "inscrito_id" => 17056 "titulo" => "PODCAST COMO FERRAMENTA PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A prática da contação de histórias na primeira infância é, historicamente, algo comum e habitual, pois está presente nas interações sociais familiares, nas práticas comunitárias e no contexto escolar da criança. É uma ação fundamental para a formação de indivíduos leitores, criativos e autônomos, sobretudo na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que tem como público-alvo, na atual conjuntura, crianças que já nasceram em uma sociedade digital, chamadas por Prensky (2001) de Nativos Digitais. Ao partir de uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, este artigo de revisão de literatura buscou analisar o uso de podcast como ferramenta para a contação de histórias na Educação Infantil. Com base na leitura crítica dos textos escritos por autores de referência, como: Luiz e Assis (2009); Cruz (2009); Assis (2011); Foschini e Taddei (2018); além da análise de documentos legais, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN); e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os resultados apontam que o uso do podcast no contexto investigado potencializa o poder criativo da criança, promove mobilidade e relacionamento interpessoal, além de desenvolver habilidades e competências digitais que já são peculiares desse público, visto que, como nativos digitais, já estão familiarizados com as novas tecnologias.A prática da contação de histórias na primeira infância é, historicamente, algo comum e habitual, pois está presente nas interações sociais familiares, nas prát" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17056_TB3560_17112023220323.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA GABRIELLE DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA ROCHA" "autor_email" => "andressa.gabrielle12@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97325 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3560 "inscrito_id" => 17056 "titulo" => "PODCAST COMO FERRAMENTA PARA A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A prática da contação de histórias na primeira infância é, historicamente, algo comum e habitual, pois está presente nas interações sociais familiares, nas práticas comunitárias e no contexto escolar da criança. É uma ação fundamental para a formação de indivíduos leitores, criativos e autônomos, sobretudo na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que tem como público-alvo, na atual conjuntura, crianças que já nasceram em uma sociedade digital, chamadas por Prensky (2001) de Nativos Digitais. Ao partir de uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, este artigo de revisão de literatura buscou analisar o uso de podcast como ferramenta para a contação de histórias na Educação Infantil. Com base na leitura crítica dos textos escritos por autores de referência, como: Luiz e Assis (2009); Cruz (2009); Assis (2011); Foschini e Taddei (2018); além da análise de documentos legais, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN); e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os resultados apontam que o uso do podcast no contexto investigado potencializa o poder criativo da criança, promove mobilidade e relacionamento interpessoal, além de desenvolver habilidades e competências digitais que já são peculiares desse público, visto que, como nativos digitais, já estão familiarizados com as novas tecnologias.A prática da contação de histórias na primeira infância é, historicamente, algo comum e habitual, pois está presente nas interações sociais familiares, nas prát" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17056_TB3560_17112023220323.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESSA GABRIELLE DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ANDRESSA ROCHA" "autor_email" => "andressa.gabrielle12@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A prática da contação de histórias na primeira infância é, historicamente, algo comum e habitual, pois está presente nas interações sociais familiares, nas práticas comunitárias e no contexto escolar da criança. É uma ação fundamental para a formação de indivíduos leitores, criativos e autônomos, sobretudo na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que tem como público-alvo, na atual conjuntura, crianças que já nasceram em uma sociedade digital, chamadas por Prensky (2001) de Nativos Digitais. Ao partir de uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, este artigo de revisão de literatura buscou analisar o uso de podcast como ferramenta para a contação de histórias na Educação Infantil. Com base na leitura crítica dos textos escritos por autores de referência, como: Luiz e Assis (2009); Cruz (2009); Assis (2011); Foschini e Taddei (2018); além da análise de documentos legais, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN); e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os resultados apontam que o uso do podcast no contexto investigado potencializa o poder criativo da criança, promove mobilidade e relacionamento interpessoal, além de desenvolver habilidades e competências digitais que já são peculiares desse público, visto que, como nativos digitais, já estão familiarizados com as novas tecnologias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.