A prática da contação de histórias na primeira infância é, historicamente, algo comum e habitual, pois está presente nas interações sociais familiares, nas práticas comunitárias e no contexto escolar da criança. É uma ação fundamental para a formação de indivíduos leitores, criativos e autônomos, sobretudo na Educação Infantil, etapa da Educação Básica que tem como público-alvo, na atual conjuntura, crianças que já nasceram em uma sociedade digital, chamadas por Prensky (2001) de Nativos Digitais. Ao partir de uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, este artigo de revisão de literatura buscou analisar o uso de podcast como ferramenta para a contação de histórias na Educação Infantil. Com base na leitura crítica dos textos escritos por autores de referência, como: Luiz e Assis (2009); Cruz (2009); Assis (2011); Foschini e Taddei (2018); além da análise de documentos legais, como: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN); e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os resultados apontam que o uso do podcast no contexto investigado potencializa o poder criativo da criança, promove mobilidade e relacionamento interpessoal, além de desenvolver habilidades e competências digitais que já são peculiares desse público, visto que, como nativos digitais, já estão familiarizados com as novas tecnologias.