O presente trabalho, intitulado NOVAS PERSPECTIVAS DO ATO AVALIATIVO EM SALA DE AULA parte de uma constatação de que a avaliação da aprendizagem é uma das maiores preocupações da docência no país. Professoras e professores quando estão diante do ato avaliativo, por vezes, se veem sem condições de verificar o que os estudantes aprenderam. Isto se dá pelas condições materiais de trabalho, turmas numerosas, além de utilizarem práticas avaliativas tradicionais, sem que estas não mais correspondam ao tempo presente. Neste sentido, torna-se importante questionar: por que a docência ainda se prende às práticas avaliativas antigas e não se permite a adentrar em outras perspectivas avaliativas que melhor atendam aos formatos de ensino e aprendizagem na atualidade? Considerando tal contexto, este estudo tem como objetivo apresentar novos instrumentos avaliativos possíveis no atual cenário das salas de aula brasileira. Esta pesquisa está fundamentada em autores, como: Hoffmann (2009), Lacerda e Tedesco (2020), (Luckesi (2011), dentre outros, garantindo a cientificidade deste estudo. No percurso metodológico, optou-se por uma pesquisa bibliográfica em que se buscam obras já publicadas relevantes para conhecer e analisar a temática (GIL, 2002). Diante das obras estudadas, percebe-se que a avaliação da aprendizagem se confunde com os desafios da sala de aula; suas tensões, dificuldades, porém com inúmeras possibilidades de se atualizar para com o presente.