Este trabalho discute as interfaces do currículo escolar sob duas perspectivas: a primeira baseada numa concepção simplificadora e a segunda sob a perspectiva do pensamento complexo, objetivando refletir a formação humana neste contexto. Para este estudo foi realizado um estudo bibliográfico a fim de compreender, dentro de uma discussão mais amplado currículo escolar, as bases epistemológicas acerca do pensamento complexo, bem como buscou esclarecer sobre o que fundamenta o pensamento simplificador. Percebe-se que as práticas educativas sob o paradigma simplificador se configuram com uma visão reducionista e a construção do conhecimento é concebida de maneira fragmentada, num contexto de disjunção entre sujeito e objeto. Para tanto, se evidencia a necessidade de uma ressignificação do currículo à luz do pensamento complexo, que compreende a relação sujeito e objeto como algo indissociável, em que se propõe a religação dos saberes. Espera-se com a abordagem desta temática suscitar o debate para a necessidade de repensar o currículo escolar e aformação humana, buscando trazer os sujeitos para o centro nos processos de ensino eaprendizagem, alinhado à proposta do pensamento complexo.