AULA DIALOGADA: PROPOSTA USADA PARA O ENSINO DOS MODELOS ATÔMICOS - ASSU-RN - PIBID
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97920 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4359 "inscrito_id" => 16646 "titulo" => "AULA DIALOGADA: PROPOSTA USADA PARA O ENSINO DOS MODELOS ATÔMICOS - ASSU-RN - PIBID" "resumo" => "O ensino dos modelos atômicos apresenta desafios devido à natureza abstrata e muitas vezes complexa dos conceitos envolvidos. Além disso, esses modelos passaram por evoluções ao longo do tempo, à medida que novas descobertas foram feitas, o que pode dificultar a compreensão das diferenças e semelhanças entre eles pelos alunos. Essa falta de compreensão prejudica a aprendizagem e revela a necessidade urgente de metodologias que proporcionem participação e eficazes para envolver todos os alunos no ambiente escolar. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo oferecer uma abordagem participativa para o ensino dos modelos atômicos, por meio de uma aula dialogada baseada em uma roda de conversa, pois esse método promove a interação e a participação ativa dos alunos, permitindo que expressem suas dúvidas, compartilhem seus conhecimentos prévios e construam conhecimento de forma colaborativa. Nessa proposta, serão utilizadas maquetes dos modelos atômicos para exemplificar visualmente os conceitos de forma tátil, e de forma auditiva com audiodescrição. Dessa forma, ao utilizar múltiplos sentidos busca-se ampliar as oportunidades de compreensão dos alunos, considerando suas diferentes formas de aprendizado e necessidades individuais. Além disso, todos os estudantes terão a chance de se envolver ativamente no processo de aprendizagem e progredir no estudo dos modelos atômicos, promovendo uma educação colaborativa e acessível para todos. Ao final da aula, serão aplicados dois tipos de questionários, o primeiro seria para os alunos com perguntas objetivas e simples para saber a opinião deles sobre a aula e o segundo questionário seria para o professor colaborador, com perguntas sobre como foi a experiência de passar o conteúdo com essa metodologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16646_TB4359_10122023144758.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THUIZA CARLA DE MELO" "autor_nome_curto" => "THUIZA CARLA" "autor_email" => "thuizacarla12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97920 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4359 "inscrito_id" => 16646 "titulo" => "AULA DIALOGADA: PROPOSTA USADA PARA O ENSINO DOS MODELOS ATÔMICOS - ASSU-RN - PIBID" "resumo" => "O ensino dos modelos atômicos apresenta desafios devido à natureza abstrata e muitas vezes complexa dos conceitos envolvidos. Além disso, esses modelos passaram por evoluções ao longo do tempo, à medida que novas descobertas foram feitas, o que pode dificultar a compreensão das diferenças e semelhanças entre eles pelos alunos. Essa falta de compreensão prejudica a aprendizagem e revela a necessidade urgente de metodologias que proporcionem participação e eficazes para envolver todos os alunos no ambiente escolar. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo oferecer uma abordagem participativa para o ensino dos modelos atômicos, por meio de uma aula dialogada baseada em uma roda de conversa, pois esse método promove a interação e a participação ativa dos alunos, permitindo que expressem suas dúvidas, compartilhem seus conhecimentos prévios e construam conhecimento de forma colaborativa. Nessa proposta, serão utilizadas maquetes dos modelos atômicos para exemplificar visualmente os conceitos de forma tátil, e de forma auditiva com audiodescrição. Dessa forma, ao utilizar múltiplos sentidos busca-se ampliar as oportunidades de compreensão dos alunos, considerando suas diferentes formas de aprendizado e necessidades individuais. Além disso, todos os estudantes terão a chance de se envolver ativamente no processo de aprendizagem e progredir no estudo dos modelos atômicos, promovendo uma educação colaborativa e acessível para todos. Ao final da aula, serão aplicados dois tipos de questionários, o primeiro seria para os alunos com perguntas objetivas e simples para saber a opinião deles sobre a aula e o segundo questionário seria para o professor colaborador, com perguntas sobre como foi a experiência de passar o conteúdo com essa metodologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16646_TB4359_10122023144758.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THUIZA CARLA DE MELO" "autor_nome_curto" => "THUIZA CARLA" "autor_email" => "thuizacarla12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }