O ensino dos modelos atômicos apresenta desafios devido à natureza abstrata e muitas vezes complexa dos conceitos envolvidos. Além disso, esses modelos passaram por evoluções ao longo do tempo, à medida que novas descobertas foram feitas, o que pode dificultar a compreensão das diferenças e semelhanças entre eles pelos alunos. Essa falta de compreensão prejudica a aprendizagem e revela a necessidade urgente de metodologias que proporcionem participação e eficazes para envolver todos os alunos no ambiente escolar. Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo oferecer uma abordagem participativa para o ensino dos modelos atômicos, por meio de uma aula dialogada baseada em uma roda de conversa, pois esse método promove a interação e a participação ativa dos alunos, permitindo que expressem suas dúvidas, compartilhem seus conhecimentos prévios e construam conhecimento de forma colaborativa. Nessa proposta, serão utilizadas maquetes dos modelos atômicos para exemplificar visualmente os conceitos de forma tátil, e de forma auditiva com audiodescrição. Dessa forma, ao utilizar múltiplos sentidos busca-se ampliar as oportunidades de compreensão dos alunos, considerando suas diferentes formas de aprendizado e necessidades individuais. Além disso, todos os estudantes terão a chance de se envolver ativamente no processo de aprendizagem e progredir no estudo dos modelos atômicos, promovendo uma educação colaborativa e acessível para todos. Ao final da aula, serão aplicados dois tipos de questionários, o primeiro seria para os alunos com perguntas objetivas e simples para saber a opinião deles sobre a aula e o segundo questionário seria para o professor colaborador, com perguntas sobre como foi a experiência de passar o conteúdo com essa metodologia.