O presente trabalho visa discutir as potencialidades do experimento de Young, através de um experimento realizado com 29 alunos do segundo ano do ensino médio do IFPE - Campus Pesqueira. Essa abordagem faz parte de uma ação desenvolvida na disciplina de Laboratório e Prática do Ensino de Física do curso de Licenciatura em Física sob orientação do professor da disciplina. Nosso processo metodológico baseou-se no ensino de ciências por investigação em uma perspectiva focada no contexto histórico do experimento e se dividiu em 3 (três) etapas: primeiro introduzimos o tema discutindo sobre a natureza da luz dividida em duas teorias principais: a corpuscular e a ondulatória. Posteriormente, foram formados grupos de alunos com o objetivo de montar o experimento por meio do uso de um laser e um fio de cabelo, obtendo assim o padrão de interferência a partir da difração da luz do laser ao passar pelo fio de cabelo. Finalmente, com a observação do padrão de interferência conseguido no experimento, reforçando o comportamento ondulatório da luz, ampliamos a discussão inicialmente estabelecida e apresentamos o conceito da dualidade onda-partícula. Como forma de avaliação, fez-se o uso de perguntas prévias e um questionário sobre o conteúdo abordado ao fim da aula. Os resultados obtidos mostraram que é possível abordar essa temática no ensino médio em uma dinâmica mais prática, conseguindo dessa maneira uma maior participação dos alunos em relação a esse tema, havendo uma melhor discussão e assimilação do fenômeno físico da difração.