ENSINO MÉDIO INOVADOR: AS EXPERIÊNCIAS NA COMPREENSÃO DA BIOLOGIA.
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Em relação se os conteúdos trabalhados em sala de aula são direcionados ao ingresso no Ensino Superior, 80% destes salientam com convicção que estes conteúdos são planejados exclusivamente nas habilidades e competências do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e das universidades, 13% regularmente e 7% às vezes, onde fomentam que há vivência também de temáticas que abordem a realidade local e a do aluno em si.O segundo questionário destinado aos professores de Biologia, aborda se a temática do EMI para a disciplina é consideravelmente adequada, onde 67% afirmam que sim, que a mesma está de acordo com as diretrizes desejadas, 20% comenta que não, pois, muitos dos conteúdos não são realmente válidos para a vida do aluno e 13% declaram que às vezes. Os docentes destacam que a proposta do EMI tem contribuído significativamente para o processo de ensino aprendizagem, mas para que isso aconteça de forma favorável e atinja o patamar desejável, inclusive na Biologia, 32% citam a implantação de laboratórios bem equipados, 22% a oferta de aulas passeio, 24% a participação em eventos científicos e 22% a participação em Feiras de Ciências e Biologia, isso, objetivando a ampliação do conhecimento do aluno através de aulas bem elaboradas, dinâmicas e práticas.Conclui-se que a proposta inovadora do EMI mostra-se de forma satisfatória, fomentando que a mesma ainda deve ser bem articulada e na visão direcionada a Biologia vem oferecendo grandiosas estratégias e alternativas para crescimento da mesma no ambiente escolar e com isso buscando fervorosamente melhorias para assegurar uma educação baseada nos princípios da igualdade, da qualidade e da construção." 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