A goiabeira Psidium guajava L. apresenta grandes benefícios, especialmente para o uso medicinal, em virtude das suas propriedades nutritivas, sensoriais e biofuncionais. A espécie selecionada é presente na região, tornando seu conhecimento e contextualização um fator estimulante para seu ensino, interação e percepção junto aos conteúdos de botânica.Nesse contexto essa pesquisa, teve por objetivo elaborar e aplicar um jogo da memória com enfoque sobre as características botânica vegetativas, reprodutivas e as propriedades medicinais da goiabeira como estratégia pedagógica para o ensino de Botânica. Em condições de campo, selecionou-se e fotografou-se a goiabeira, posteriormente no laboratório realizou-se a análise, a descrição das características morfológica e as fotografias para montar um jogo da memória, a ser aplicado em uma turma do Ensino Fundamental em uma Escola da Rede Municipal, de Bom Jardim, Pernambuco, Brasil. Participaram 23 estudantes, com faixa etária de 11 a 12 anos de idade, do 7° ano do Ensino Fundamental. Durante a aplicação do jogo constatou-se que a atividade se mostrou significativa para o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando ao aluno um aprendizado com interação entre a teoria e a prática, promovendo um estudo dinâmico, contextualizando com a realidade dos alunos. Conclui-se que a aplicação do jogo foi bastante significativa, destacando que os conteúdos devem ser abordados associando-os a fatores que estejam presentes no cotidiano dos estudantes.