O presente trabalho procurou analisar alguns dos mais relevantes documentos educacionais oficiais do Uruguai, tais como, a Constituição (1967), o Plano Nacional de Educação (2010-2030), a Lei Geral da Educação n° 18.437, de 2008, o Projeto Orçamentário e o Plano de Desenvolvimento Educativo 2020-2024. Ao realizar a leitura desses textos e analisarmos esses documentos oficiais procuramos por dados referentes à inovação na formação continuada de professores e as suas possíveis relações com a evasão escolar no contexto da educação média do Uruguai, país que tem um sistema educativo que se compõe pela educação para a primeira infância, a educação inicial, a educação primária, educação média básica e média superior. A análise realizada ao longo do nosso trabalho, nos permitiu compreender que a evasão escolar, amplamente estudada na literatura, fenômeno complexo, tendo fatores endógenos e fatores exógenos e que ainda perdura com extrema relevância até os dias de hoje com maior ou menor porcentagem; também está relacionado à inovação na formação continuada de professores. Inovação que pode ter a função de fortalecer tanto o vínculo aluno-docente, como a relação aluno-escola, gerando assim mais uma motivação ao educando de permanecer dentro do sistema educativo.