Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou em 2019, dados que destacam as dificuldades dos alunos nas disciplinas de matemática, e quantificaram a taxa de reprovação desses alunos. Em particular, no 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas, as taxas de reprovação foram de 28,4% e 9,4%, respectivamente. É possível observar que as escolas públicas enfrentam mais limitações nesse sentido. Diante disso, surge o desafio de investir em novas técnicas pedagógicas que levem em conta a realidade dos alunos, a fim de facilitar a compreensão da matemática. Portanto, este trabalho tem como objetivo a utilização da rede social TikTok, que já faz parte da rotina diária dos jovens da atual geração a partir da criação de vídeos de conteúdos de matemática como suporte para o ensino e a aprendizagem em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica utilizada é dividida em quatro etapas que vão desde a análise dos conteúdos de matemática em que os alunos têm mais dificuldade; criação de vídeos curtos do TikTok abordando os temas selecionados; divulgação dos vídeos na rede social TikTok e disponibilizados aos alunos, e por último, avaliação das ações pedagógicas na melhoria das aptidões de matemática dos alunos através da aplicação de um questionário. Como resultado o presente trabalho proporcionou a melhoria das habilidades matemáticas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio do uso dos vídeos divulgados no perfil da rede social TikTok como suporte no ensino e aprendizagem, viabilizando melhorias das habilidades de matemática dos alunos verificada através do levantamento de suas notas antes e depois da implementação da proposta, permitindo assim uma análise da efetividade da abordagem utilizada e a identificação de possíveis ajustes para futuros aproveitamentos.