Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA NA MÍDIA: O USO DO TIKTOK COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97230
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3417
    "inscrito_id" => 16728
    "titulo" => "MATEMÁTICA NA MÍDIA: O USO DO TIKTOK COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou em 2019, dados que destacam as dificuldades dos alunos nas disciplinas de matemática, e quantificaram a taxa de reprovação desses alunos. Em particular, no 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas, as taxas de reprovação foram de 28,4% e 9,4%, respectivamente. É possível observar que as escolas públicas enfrentam mais limitações nesse sentido. Diante disso, surge o desafio de investir em novas técnicas pedagógicas que levem em conta a realidade dos alunos, a fim de facilitar a compreensão da matemática. Portanto, este trabalho tem como objetivo a utilização da rede social TikTok, que já faz parte da rotina diária dos jovens da atual geração a partir da criação de vídeos de conteúdos de matemática como suporte para o ensino e a aprendizagem em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica utilizada é dividida em quatro etapas que vão desde a análise dos conteúdos de matemática em que os alunos têm mais dificuldade; criação de vídeos curtos do TikTok abordando os temas selecionados; divulgação dos vídeos na rede social TikTok e disponibilizados aos alunos, e por último, avaliação das ações pedagógicas na melhoria das aptidões de matemática dos alunos através da aplicação de um questionário. Como resultado o presente trabalho proporcionou a melhoria das habilidades matemáticas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio do uso dos vídeos divulgados no perfil da rede social TikTok como suporte no ensino e aprendizagem, viabilizando melhorias das habilidades de matemática dos alunos verificada através do levantamento de suas notas antes e depois da implementação da proposta, permitindo assim uma análise da efetividade da abordagem utilizada e a identificação de possíveis ajustes para futuros aproveitamentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16728_TB3417_20112023184500.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELITON SANCLER GOMES SALES"
    "autor_nome_curto" => "ELITON"
    "autor_email" => "elitonsancler@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97230
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3417
    "inscrito_id" => 16728
    "titulo" => "MATEMÁTICA NA MÍDIA: O USO DO TIKTOK COMO SUPORTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou em 2019, dados que destacam as dificuldades dos alunos nas disciplinas de matemática, e quantificaram a taxa de reprovação desses alunos. Em particular, no 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas, as taxas de reprovação foram de 28,4% e 9,4%, respectivamente. É possível observar que as escolas públicas enfrentam mais limitações nesse sentido. Diante disso, surge o desafio de investir em novas técnicas pedagógicas que levem em conta a realidade dos alunos, a fim de facilitar a compreensão da matemática. Portanto, este trabalho tem como objetivo a utilização da rede social TikTok, que já faz parte da rotina diária dos jovens da atual geração a partir da criação de vídeos de conteúdos de matemática como suporte para o ensino e a aprendizagem em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica utilizada é dividida em quatro etapas que vão desde a análise dos conteúdos de matemática em que os alunos têm mais dificuldade; criação de vídeos curtos do TikTok abordando os temas selecionados; divulgação dos vídeos na rede social TikTok e disponibilizados aos alunos, e por último, avaliação das ações pedagógicas na melhoria das aptidões de matemática dos alunos através da aplicação de um questionário. Como resultado o presente trabalho proporcionou a melhoria das habilidades matemáticas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio do uso dos vídeos divulgados no perfil da rede social TikTok como suporte no ensino e aprendizagem, viabilizando melhorias das habilidades de matemática dos alunos verificada através do levantamento de suas notas antes e depois da implementação da proposta, permitindo assim uma análise da efetividade da abordagem utilizada e a identificação de possíveis ajustes para futuros aproveitamentos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16728_TB3417_20112023184500.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELITON SANCLER GOMES SALES"
    "autor_nome_curto" => "ELITON"
    "autor_email" => "elitonsancler@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou em 2019, dados que destacam as dificuldades dos alunos nas disciplinas de matemática, e quantificaram a taxa de reprovação desses alunos. Em particular, no 9º ano do ensino fundamental das escolas públicas e privadas, as taxas de reprovação foram de 28,4% e 9,4%, respectivamente. É possível observar que as escolas públicas enfrentam mais limitações nesse sentido. Diante disso, surge o desafio de investir em novas técnicas pedagógicas que levem em conta a realidade dos alunos, a fim de facilitar a compreensão da matemática. Portanto, este trabalho tem como objetivo a utilização da rede social TikTok, que já faz parte da rotina diária dos jovens da atual geração a partir da criação de vídeos de conteúdos de matemática como suporte para o ensino e a aprendizagem em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. A proposta metodológica utilizada é dividida em quatro etapas que vão desde a análise dos conteúdos de matemática em que os alunos têm mais dificuldade; criação de vídeos curtos do TikTok abordando os temas selecionados; divulgação dos vídeos na rede social TikTok e disponibilizados aos alunos, e por último, avaliação das ações pedagógicas na melhoria das aptidões de matemática dos alunos através da aplicação de um questionário. Como resultado o presente trabalho proporcionou a melhoria das habilidades matemáticas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio do uso dos vídeos divulgados no perfil da rede social TikTok como suporte no ensino e aprendizagem, viabilizando melhorias das habilidades de matemática dos alunos verificada através do levantamento de suas notas antes e depois da implementação da proposta, permitindo assim uma análise da efetividade da abordagem utilizada e a identificação de possíveis ajustes para futuros aproveitamentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.