Este trabalho apresenta o resultado de uma experiência prática do estágio supervisionado proposto pelo Curso de licenciatura em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia.. Ancoradas na abordagem qualitativa, tendo a pesquisa ação como parâmetro metodológico norteador (CHIZZOTTI, 2017), buscou-se desenvolver práticas educativas com a turma do segundo período da Educação Infantil, em uma escola municipal na cidade de Ponto Novo, BA. A observação direta foi utilizada como dispositivo para coleta de dados o que permitiu o acesso a informações básicas sobre a comunidade escolar (ANDRÉ, 2012). Durante o processo de observações percebemos a necessidade da intervenção. Sendo assim, organizamos o planejamento didático com o objetivo de incentivar a escrita e leitura dos/as estudantes através das atividades lúdicas, visto que as crianças apresentavam dificuldades na escrita do nome e identificação dos códigos alfa numéricas. É válido salientar que a revisão bibliográfica buscou fundamentação teórica a partir dos seguintes conceitos: Ludicidade Crianças, Alfabetização e Letramento. Autores/as como (HUIZINGA, 2000; LUCKESI, 2014; KISHIMOTO, 2017; KRAMER, 2010; FRANCO, 2012) entre outros/as. Durante a prática do estágio buscou-se maior aproximação com os/as estudantes para facilitar o desenvolvimento interativo do processo de ensino e aprendizagem. Um dos resultados positivos percebidos foi a evolução de algumas crianças. Duas delas conseguiram escrever seu primeiro nome. Uma criança com deficiência passou a identificar algumas letras do alfabeto, e outra conseguiu escrever e separar a silabas. Esses resultados levaram a criação de um livro gigante construído coletivamente com as crianças que escreveram seus nomes na capa com registros pessoais o que impactou significativamente em seus processos de alfabetização e letramento. Identificamos que a teoria associada à prática lúdica do estágio ampliam os horizontes das educadoras em formação e redimensionam os caminhos percorridos nas escolas que ainda são permeadas por metodologias arraigadas no arcabouço da educação tradicional.