Neste trabalho refletimos sobre a experiência da educação pública cearense no decorrer da pandemia da covid-19 com o objetivo de analisar as problemáticas que perpassaram a escola e a atividade docente entre os anos de 2020-2022. Recorremos ao relato de experiências para agenciar nossas reflexões. Professores/as, estudantes, gestores/as e técnicos educacionais foram pegos desprevenidos pela pandemia. A despeito de parar de forma continuada as atividades escolares, as instituições públicas de ensino procuraram seguir uma agenda voltada para a implementação do ensino remoto e posteriormente da modalidade híbrida. Professores e formadores ensaiaram políticas de formação e de ensino implementadas no âmbito da Secretaria de Educação do Ceará, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Essas políticas permitiram a abertura das escolas a partir da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar. Essa abertura das escolas na modalidade remota e posteriormente híbrida, foi tema de muitas problemáticas e debates, especialmente a respeito da desigualdade de acesso aos recursos digitais por parte de estudantes e professores, bem como a formação de professores para atuar nestas modalidades de ensino.