Na perspectiva de se busca novas estratégias de desenvolvimento do ensino aprendizagem, a adoção de novas estratégias metodológicas se tornam cada vez mais urgentes. A adoção de estratégias que consigam reaproximar a teoria da pratica se mostram necessários neste contexto que coloca mais uma vez em cheque a função da escola. A biologia especificamente sofre com tais problemas, pois por ser a disciplina que tem como incumbência estudar a vida nas suas varias formas de expressão, falha quando se restringe a apresentar fenômenos naturais complexos por meio de simples explicações teóricas. O uso da experimentação atrelada à teoria é o melhor caminho para vencer mais esse obstáculo no ensino das ciências naturais, pois mostra para o aprendente que todo conhecimento que as disciplinas de física, química e biologia contem estão diretamente inseridos no seu cotidiano. Esse trabalho objetiva-se avaliar a importância da experimentação no ensino de biologia por um viés interdisciplinar. As atividades metodologias se desenvolveram seguindo etapas preestabelecidas que se seguem: Abordagem dos aspectos teóricos sobre transpiração vegetal, ressaltando os mecanismos fisiológicos; execução de um experimento pratico que consistiu em analisar a quantidade de água transpirada por espécies vegetais frutíferas; coleta dos dados e analise dos mesmos no laboratório da escola e a confecção de um relatório com os dados do experimento. As atividades praticas se colocam como um dos caminhos mais promissores para se vencer as barreiras impostas pelo ensino de biologia e sua missão de forma cidadãos para vez mais responsáveis pelo seu papel de protagonista na tomada de decisões que envolvam o meio ambiente e sua qualidade de vida, como também possibilita a inserção dos estudantes no mundo as ciências e da experimentação de forma pratica e real.