O ESTÁGIO DOCENTE (ED) NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA LITERATURA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101206 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8925 "inscrito_id" => 25715 "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE (ED) NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA LITERATURA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI" "resumo" => "O presente estudo apresenta uma revisão analítica da literatura quanto ao estágio docente (ED) no Ensino Superior, no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), bem como o marco da Resolução UFPI nº 284/2018, a qual versa acerca da temática supracitada e seu delineamento na instituição, através de inferências reflexivas e práticas no ED. Como objetivo geral, a pesquisa visa analisar o ED no ensino superior, especificamente, no âmbito da UFPI, a fim de perceber na literatura, as propostas em discussão, as temáticas abordadas e as visões que os autores exprimem acerca do tema. Tratando-se de informações técnicas e metodológicas, o estudo em questão é uma revisão literária que apresenta pontos importantes sobre o estágio em docência no Ensino Superior, nos cursos de pós-graduação. Utilizou-se a análise dos dados obtidos na literatura por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). O estudo justifica-se pelo fato de que nos últimos anos, ocorreram mudanças na resolução que organiza os programas de estágio em docência no Ensino Superior da UFPI, avanço nas publicações sobre o conteúdo e o cenário pandêmico entre os anos de 2020 e 2022. Em suma, é evidente que as implicações da resolução UFPI (2018) são similares às demais resoluções e mudanças verificadas nos programas de pós-graduação no Brasil, em virtude das adaptações exigidas nos contextos onde as IES estão inseridas. Além disso, tanto a formação inicial, quanto a continuada são postas em discussão pelo fato de haver a necessidade de uma reflexão antes, durante e após o ED." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25715_TB8925_21082023205815.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALISSON DE SOUSA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ALISSON MARTINS" "autor_email" => "alissonmartinsfs@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101206 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8925 "inscrito_id" => 25715 "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE (ED) NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA LITERATURA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI" "resumo" => "O presente estudo apresenta uma revisão analítica da literatura quanto ao estágio docente (ED) no Ensino Superior, no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), bem como o marco da Resolução UFPI nº 284/2018, a qual versa acerca da temática supracitada e seu delineamento na instituição, através de inferências reflexivas e práticas no ED. Como objetivo geral, a pesquisa visa analisar o ED no ensino superior, especificamente, no âmbito da UFPI, a fim de perceber na literatura, as propostas em discussão, as temáticas abordadas e as visões que os autores exprimem acerca do tema. Tratando-se de informações técnicas e metodológicas, o estudo em questão é uma revisão literária que apresenta pontos importantes sobre o estágio em docência no Ensino Superior, nos cursos de pós-graduação. Utilizou-se a análise dos dados obtidos na literatura por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). O estudo justifica-se pelo fato de que nos últimos anos, ocorreram mudanças na resolução que organiza os programas de estágio em docência no Ensino Superior da UFPI, avanço nas publicações sobre o conteúdo e o cenário pandêmico entre os anos de 2020 e 2022. Em suma, é evidente que as implicações da resolução UFPI (2018) são similares às demais resoluções e mudanças verificadas nos programas de pós-graduação no Brasil, em virtude das adaptações exigidas nos contextos onde as IES estão inseridas. Além disso, tanto a formação inicial, quanto a continuada são postas em discussão pelo fato de haver a necessidade de uma reflexão antes, durante e após o ED." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25715_TB8925_21082023205815.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ALISSON DE SOUSA MARTINS" "autor_nome_curto" => "ALISSON MARTINS" "autor_email" => "alissonmartinsfs@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }