O presente estudo apresenta uma revisão analítica da literatura quanto ao estágio docente (ED) no Ensino Superior, no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), bem como o marco da Resolução UFPI nº 284/2018, a qual versa acerca da temática supracitada e seu delineamento na instituição, através de inferências reflexivas e práticas no ED. Como objetivo geral, a pesquisa visa analisar o ED no ensino superior, especificamente, no âmbito da UFPI, a fim de perceber na literatura, as propostas em discussão, as temáticas abordadas e as visões que os autores exprimem acerca do tema. Tratando-se de informações técnicas e metodológicas, o estudo em questão é uma revisão literária que apresenta pontos importantes sobre o estágio em docência no Ensino Superior, nos cursos de pós-graduação. Utilizou-se a análise dos dados obtidos na literatura por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). O estudo justifica-se pelo fato de que nos últimos anos, ocorreram mudanças na resolução que organiza os programas de estágio em docência no Ensino Superior da UFPI, avanço nas publicações sobre o conteúdo e o cenário pandêmico entre os anos de 2020 e 2022. Em suma, é evidente que as implicações da resolução UFPI (2018) são similares às demais resoluções e mudanças verificadas nos programas de pós-graduação no Brasil, em virtude das adaptações exigidas nos contextos onde as IES estão inseridas. Além disso, tanto a formação inicial, quanto a continuada são postas em discussão pelo fato de haver a necessidade de uma reflexão antes, durante e após o ED.