NUANÇAS DE OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PIBIDIANA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97187 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3363 "inscrito_id" => 3987 "titulo" => "NUANÇAS DE OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PIBIDIANA" "resumo" => "A sala de aula de história, possibilita múltiplos aprendizados, neste artigo apresento o relato de ação educativa realizada no primeiro bimestre do ano de 2023, no dia 15 de fevereiro e no mês de abril, nos dias 04, 11 e 19, em uma Escola Cidadã integral, a ECI Prefeito Williams De Souza Arruda, no município de Campina Grande - PB, no bairro Cuités, a partir de vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba – PIBID FAPESQ, no qual faço parte. Nosso objetivo é refletir sobre a experiência de observação de sala de aula sendo realizada na turma de 2º série do Ensino médio, e a aula foi sendo ministrada na categoria de minicurso, foi organizada para as turmas de 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio da escola em questão. Discuto neste trabalho, o significado e as nuances dessa prática educativa para a minha formação profissional como futura professora de História, em que esse processo de observação me possibilitou um olhar mais crítico e real da realidade escolar, contemplando todas as suas características e subjetividades presentes. Esta vivência me permitiu perceber que a relação entre teoria e prática nas aulas de história na escola é fundamental para a formação educacional na iniciação à docência. A metodologia faz parte de uma pesquisa documental que advém da análise dos diários de aulas, com base nas anotações realizadas. Além disso, será focalizado de forma breve a história e a importância do PIBID, para a formação de professores. Defendo que a experiência de observação e o ministrar de aulas durante a graduação em Licenciatura em História pelo PIBID, expande o conhecimento e a vivência presente em um ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3987_TB3363_19112023183158.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLARA8SILVASANTOS@GMAIL.COM" "autor_email" => "clara8silvasantos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97187 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3363 "inscrito_id" => 3987 "titulo" => "NUANÇAS DE OBSERVAÇÃO NAS AULAS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO: NARRATIVAS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PIBIDIANA" "resumo" => "A sala de aula de história, possibilita múltiplos aprendizados, neste artigo apresento o relato de ação educativa realizada no primeiro bimestre do ano de 2023, no dia 15 de fevereiro e no mês de abril, nos dias 04, 11 e 19, em uma Escola Cidadã integral, a ECI Prefeito Williams De Souza Arruda, no município de Campina Grande - PB, no bairro Cuités, a partir de vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba – PIBID FAPESQ, no qual faço parte. Nosso objetivo é refletir sobre a experiência de observação de sala de aula sendo realizada na turma de 2º série do Ensino médio, e a aula foi sendo ministrada na categoria de minicurso, foi organizada para as turmas de 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio da escola em questão. Discuto neste trabalho, o significado e as nuances dessa prática educativa para a minha formação profissional como futura professora de História, em que esse processo de observação me possibilitou um olhar mais crítico e real da realidade escolar, contemplando todas as suas características e subjetividades presentes. Esta vivência me permitiu perceber que a relação entre teoria e prática nas aulas de história na escola é fundamental para a formação educacional na iniciação à docência. A metodologia faz parte de uma pesquisa documental que advém da análise dos diários de aulas, com base nas anotações realizadas. Além disso, será focalizado de forma breve a história e a importância do PIBID, para a formação de professores. Defendo que a experiência de observação e o ministrar de aulas durante a graduação em Licenciatura em História pelo PIBID, expande o conhecimento e a vivência presente em um ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3987_TB3363_19112023183158.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "CLARA8SILVASANTOS@GMAIL.COM" "autor_email" => "clara8silvasantos@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }