A sala de aula de história, possibilita múltiplos aprendizados, neste artigo apresento o relato de ação educativa realizada no primeiro bimestre do ano de 2023, no dia 15 de fevereiro e no mês de abril, nos dias 04, 11 e 19, em uma Escola Cidadã integral, a ECI Prefeito Williams De Souza Arruda, no município de Campina Grande - PB, no bairro Cuités, a partir de vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Estadual da Paraíba – PIBID FAPESQ, no qual faço parte. Nosso objetivo é refletir sobre a experiência de observação de sala de aula sendo realizada na turma de 2º série do Ensino médio, e a aula foi sendo ministrada na categoria de minicurso, foi organizada para as turmas de 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio da escola em questão. Discuto neste trabalho, o significado e as nuances dessa prática educativa para a minha formação profissional como futura professora de História, em que esse processo de observação me possibilitou um olhar mais crítico e real da realidade escolar, contemplando todas as suas características e subjetividades presentes. Esta vivência me permitiu perceber que a relação entre teoria e prática nas aulas de história na escola é fundamental para a formação educacional na iniciação à docência. A metodologia faz parte de uma pesquisa documental que advém da análise dos diários de aulas, com base nas anotações realizadas. Além disso, será focalizado de forma breve a história e a importância do PIBID, para a formação de professores. Defendo que a experiência de observação e o ministrar de aulas durante a graduação em Licenciatura em História pelo PIBID, expande o conhecimento e a vivência presente em um ambiente escolar.