Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CACTOS E SUA REPRESENTATIVIDADE NO BIOMA CAATINGA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: Percepção Ambiental; Cactos; Bioma; Caatinga Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96410
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2318
    "inscrito_id" => 6923
    "titulo" => "OS CACTOS E SUA REPRESENTATIVIDADE NO BIOMA CAATINGA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A Educação Ambiental é o meio pelo qual os indivíduos se sensibilizam e percebem os problemas que os cercam, permitindo uma melhor compreensão dos vários fatores que compõem e se inter-relacionam no meio. Sendo assim, a escola, como um espaço de interação social, sensibilização e conscientização, deve proporcionar ações que reflitam a atuação e o comportamento do indivíduo frente a seu ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de estudantes da educação básica sobre os cactos (Cactaceae) e sua representatividade na Caatinga. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas (dissertativas) e fechadas (múltipla escolha) criado pela plataforma Google Forms e compartilhado em redes sociais. Verificou-se que os discentes conhecem características relativas aos cactos e suas adaptações, relacionando-as com o bioma Caatinga. A percepção sobre os cactos se deu principalmente pela evocação de termos e palavras relacionadas a características morfofisiológicas da planta, atribuindo a esses elementos valor social e cultural significativo. Os dados mostram que os discentes possuem conhecimento prévio sobre a Caatinga e os cactos, no entanto, é importante salientar que devido à grande degradação do bioma se faz necessário o desenvolvimento de ações no âmbito escolar que sensibilizem os discentes e contribuam para tomada de atitudes e valores em uma perspectiva sócio ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "Percepção ambiental; Cactos; Bioma; Caatinga"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659593073449f_03012024140159.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-03 14:01:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA MARIA DE"
    "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96410
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2318
    "inscrito_id" => 6923
    "titulo" => "OS CACTOS E SUA REPRESENTATIVIDADE NO BIOMA CAATINGA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A Educação Ambiental é o meio pelo qual os indivíduos se sensibilizam e percebem os problemas que os cercam, permitindo uma melhor compreensão dos vários fatores que compõem e se inter-relacionam no meio. Sendo assim, a escola, como um espaço de interação social, sensibilização e conscientização, deve proporcionar ações que reflitam a atuação e o comportamento do indivíduo frente a seu ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de estudantes da educação básica sobre os cactos (Cactaceae) e sua representatividade na Caatinga. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas (dissertativas) e fechadas (múltipla escolha) criado pela plataforma Google Forms e compartilhado em redes sociais. Verificou-se que os discentes conhecem características relativas aos cactos e suas adaptações, relacionando-as com o bioma Caatinga. A percepção sobre os cactos se deu principalmente pela evocação de termos e palavras relacionadas a características morfofisiológicas da planta, atribuindo a esses elementos valor social e cultural significativo. Os dados mostram que os discentes possuem conhecimento prévio sobre a Caatinga e os cactos, no entanto, é importante salientar que devido à grande degradação do bioma se faz necessário o desenvolvimento de ações no âmbito escolar que sensibilizem os discentes e contribuam para tomada de atitudes e valores em uma perspectiva sócio ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "Percepção ambiental; Cactos; Bioma; Caatinga"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659593073449f_03012024140159.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-03 14:01:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA MARIA DE"
    "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Educação Ambiental é o meio pelo qual os indivíduos se sensibilizam e percebem os problemas que os cercam, permitindo uma melhor compreensão dos vários fatores que compõem e se inter-relacionam no meio. Sendo assim, a escola, como um espaço de interação social, sensibilização e conscientização, deve proporcionar ações que reflitam a atuação e o comportamento do indivíduo frente a seu ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de estudantes da educação básica sobre os cactos (Cactaceae) e sua representatividade na Caatinga. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas (dissertativas) e fechadas (múltipla escolha) criado pela plataforma Google Forms e compartilhado em redes sociais. Verificou-se que os discentes conhecem características relativas aos cactos e suas adaptações, relacionando-as com o bioma Caatinga. A percepção sobre os cactos se deu principalmente pela evocação de termos e palavras relacionadas a características morfofisiológicas da planta, atribuindo a esses elementos valor social e cultural significativo. Os dados mostram que os discentes possuem conhecimento prévio sobre a Caatinga e os cactos, no entanto, é importante salientar que devido à grande degradação do bioma se faz necessário o desenvolvimento de ações no âmbito escolar que sensibilizem os discentes e contribuam para tomada de atitudes e valores em uma perspectiva sócio ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.