A Educação Ambiental é o meio pelo qual os indivíduos se sensibilizam e percebem os problemas que os cercam, permitindo uma melhor compreensão dos vários fatores que compõem e se inter-relacionam no meio. Sendo assim, a escola, como um espaço de interação social, sensibilização e conscientização, deve proporcionar ações que reflitam a atuação e o comportamento do indivíduo frente a seu ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de estudantes da educação básica sobre os cactos (Cactaceae) e sua representatividade na Caatinga. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas (dissertativas) e fechadas (múltipla escolha) criado pela plataforma Google Forms e compartilhado em redes sociais. Verificou-se que os discentes conhecem características relativas aos cactos e suas adaptações, relacionando-as com o bioma Caatinga. A percepção sobre os cactos se deu principalmente pela evocação de termos e palavras relacionadas a características morfofisiológicas da planta, atribuindo a esses elementos valor social e cultural significativo. Os dados mostram que os discentes possuem conhecimento prévio sobre a Caatinga e os cactos, no entanto, é importante salientar que devido à grande degradação do bioma se faz necessário o desenvolvimento de ações no âmbito escolar que sensibilizem os discentes e contribuam para tomada de atitudes e valores em uma perspectiva sócio ambiental.