O presente estudo teve por objetivo geral analisar, a partir de uma pesquisa amostral, as condições de inclusão em escolas da Educação Infantil da Paraíba. Para tanto, buscamos conhecer a realidade da Educação Infantil por meio de uma perspectiva histórica e legal, por um lado, bem como da inclusão escolar, por outro, identificando na literatura e nos textos legais, os principais critérios que legitimam uma instituição (creche ou pré-escola) de educação infantil como inclusiva. Após a revisão de literatura como primeira etapa do processo de investigação procedemos a posterior identificação das categorias a serem analisadas na pesquisa de campo, elaborando um check-list, contendo os aspectos que a literatura e a legislação na área da inclusão e da Educação Infantil apontam como fundantes de uma proposta inclusiva. Para a coleta de dados, enviamos a lista para vários professores da Educação Infantil que atuavam em instituições da rede pública, privada ou do terceiro setor em diferentes cidades da Paraíba. Esses profissionais foram contactados a partir de grupos e comunidades virtuais da educação infantil. Responderam, voluntariamente ao check-list um total de 49 profissionais de diferentes cidades paraibanas: João Pessoa, Conde, Santa Rita, Bayeux, Sapé etc. que atuavam nas diferentes redes de ensino. Após análise qualitativa dos dados, os resultados apontaram para o fato de que 80% dos participantes da pesquisa reconheceram suas instituições de ensino como “inclusivas” ao considerarem os aspectos presentes na check-list. No entanto, como a pesquisa não possibilitou verificar in loco a realidade física, pedagógica e curricular das instituições, podemos admitir, tão somente, que esse resultado traduz a visão dos profissionais acerca da inclusão em suas respectivas instituições de educação infantil, onde estão diretamente envolvidos. Por isso, sugerimos que novas pesquisas possam ser feitas a fim de aprofundar o debate na área.