O ensino de sociologia no Brasil tem se constituído um subcampo/campo de pesquisa, sobretudo a partir da obrigatoriedade da sociologia no currículo em 2008, através da lei 11.684. Esse subcampo/campo tem se debruçado sobre diversas temáticas envolvendo a o ensino da sociologia no Brasil. A história do ensino da sociologia tem ganhado grande visibilidade na agenda de pesquisa de diversos pesquisadores que se propõem discutir a temática. Portanto, o presente trabalho objetiva abordar sobre a trajetória histórica da sociologia no currículo escolar do estado da Paraíba e o sentido atribuído a ela pelo Conselho Estadual de Educação, considerando o lugar da sociologia no currículo do ensino médio da rede estadual da Paraíba, desde a sua implementação, no ano de 2007. Neste sentido, utilizaremos o conceito de “Campos Sociais” do sociológico Pierre Bourdieu (1983) para dimensionar os conflitos existentes no período de implementação da sociologia no currículo da Paraíba, tendo em vista, ser o currículo um lugar de disputa pela imposição cultural de uma classe sobre a outra. Importa-se pensar também, as disputas internas a esse campo. Os aspectos metodológicos serão guiados por uma análise bibliográfica à luz de Caridá (2014), Bodart e Cigales (2021) e Cigales (2014). Também nos utilizaremos de análise documental, a partir dos pareceres do Conselho Estadual da Paraíba, da RESOLUÇÃO Nº 277/2007, para entender o sentido atribuído a sociologia no momento histórico de sua implementação em nível estadual. Como resultado parcial, constatamos que a sociologia emerge no currículo com uma funcionalidade especifica dada pelas concepções de educação presente na implementação da sociologia na Paraíba.