Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

Visualizações: 272
A GEOMETRIA NA COPA: CONSTRUINDO OS CONCEITOS GEOMÉTRICOS NA BANDEIRA NACIONAL

Palavra-chaves: GEOMETRIA, BANDEIRA DO BRASIL, ENSINO DE MATEMÁTICA. Relato de Experiência(RE) Modelagem e Educação Matemática (MEM) Publicado em 29 de novembro de 2014

Resumo

Este trabalho relata uma experiência vivenciada por alunos bolsistas do PIBID/UEPB e do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro – PREMEN, na cidade de Campina Grande – PB, em 2014. Objetivando o estudo de alguns conceitos geométricos presentes na Bandeira Nacional do Brasil, como: figuras geométricas, medidas, áreas, perímetro, entre outros, proporcionando aos alunos uma aprendizagem mais sólida, onde o ensino de matemática foi exposto de uma forma dinâmica e prazerosa, no ensino aprendizagem, utilizando o período da copa como motivação. As atividades foram realizadas em quatro momentos: 1 - Foi pedido a vários alunos de três turmas do 3º ano do Ensino Médio (A, B e integrado) que pesquisassem sobre os títulos anteriores em que o Brasil foi campeão e produzissem um breve documentário, também foi pedido que buscassem os acontecimentos da época, para se fazer uma comparação entre as copas e foi desenvolvido uma parte escrita. O objetivo da pesquisa deste documentário foi de motivar os alunos para dar início a um trabalho diferenciado. Com isso, os alunos se mostraram interessados em trabalhar com o tema "a copa do mundo". 2 - Foi ministrado um minicurso para ser abordado exclusivamente a bandeira do Brasil. Apresentamos para um total de 20 alunos, onde abordamos brevemente a parte histórica da Bandeira do Brasil, suas curiosidades, significados, as medidas oficias da bandeira, conceitos de algumas figuras geométricas, tais como: (retângulo, losango, círculo, triângulo) área, perímetro, razão e proporção, trabalhamos os conceitos, definições, propriedades e exemplos. 3 - Os alunos passaram a ser multiplicadores, transmitindo os conhecimentos adquiridos por meio do minicurso, para o restante dos alunos de suas respectivas turmas, através de seminários e atividades. 4 - Foi designada a tarefa da construção, onde cada turma ficou com uma atividade diferente: o 3º B ficou encarregado de dispor fileiras de bandeirolas feitas de T.N.T. com barbante de modo que formassem a bandeira do Brasil no teto do pátio do colégio (Não foram utilizadas as medidas oficiais da Bandeira Nacional). A turma do 3º integrado ficou responsável por criar um painel feito de E.V.A. e impressões, para algumas bandeiras com símbolos mais complexos, visto que, os mesmos possuem facilidade com a utilização da informática, já que a escola dispõe o curso para a turma. No desenvolvimento deste projeto, observamos que os alunos tinham dificuldades em Geometria, porém, com o uso de estratégias abordadas foi possível relacionar a disciplina com temas que despertaram no aluno novas possibilidades de aprendizado. Portanto, foi uma experiência que certamente trouxe muitas contribuições para o aprendizado dos alunos que se sentiram motivados ao utilizar técnicas inovadoras no estudo da geometria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.