A literatura infantil no início da alfabetização deve-se fazer presente constantemente em sala de aula e fora dela, pois no processo da aquisição da leitura e da escrita, a literatura permite que a criança possa desenvolver habilidades, aprimorando cada vez mais o hábito de ler. O presente artigo pretende salientar a importância da literatura infantil investigando as contribuições do projeto Sexta Literária na alfabetização e letramento dos estudantes do ciclo de alfabetização. Percebendo que a escola possui papel fundamental para resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania, foi criado em 2020 o projeto “Sexta Literária”, através da COLEÇÃO PAIC PROSA E POESIA que está entre os materiais integrantes da rotina pedagógica adotada pelo MAIS PAIC - PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- ofertado pelo governo do Estado em regime de colaboração com os municípios do Estado do Ceará. Esta pesquisa segue um percurso metodológico com abordagem qualitativa, e de caráter exploratório, utilizando como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica, a partir dos pressupostos teóricos formulados por SOARES (2010; 2011), BRENMAN (2012), COLOMER (2007), entre outros; e documental, analisando o projeto em execução pela rede municipal e os relatos de experiências dos professores durante os encontros formativos ofertados pela Secretaria de Educação de Tianguá-CE. O Projeto Sexta Literária procura resgatar a cultura do Ceará através dos livros da Coleção Paic, Prosa e Poesia, escrita e ilustrada por autores cearenses selecionados através de concurso literário realizado pela Seduc, resgatando desta forma o valor da leitura, levando os alunos a vivenciarem experiências que proporcionem e solidifique os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem e considerarem a leitura como prática social em suas vidas.