Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPOSICIONANDO A APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS NO PÓS-PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97100
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3241
    "inscrito_id" => 15478
    "titulo" => "REPOSICIONANDO A APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS NO PÓS-PANDEMIA"
    "resumo" => "Diante de um dos maiores desafios sanitários de escala global deste século, a pandemia SARS-CoV-2, impôs adaptações, transformações e a emergência de novos paradigmas, novos modelos, processos de comunicação contemporâneos e novas experiências de ensino e aprendizagem. A educação mediada pelas tecnologias deparou-se com realidades diferentes. As desigualdades se acentuaram e muitos alunos que já não tinham acesso pleno à educação tecnológica ficaram desamparados. Este projeto prevê ações interdisciplinares que promovam a reconstrução da relação dos alunos com o processo educacional formal, corrigindo possíveis lacunas cognitivas, recuperando conteúdos, além de trabalhar socialmente situações provocadas pela pandemia. Foram escolhidas duas escolas públicas com diferentes condições sociais e diferentes impactos sofridos durante a pandemia. Uma avaliação diagnóstica dará início às ações para identificar a evolução cognitiva dos alunos durante o período da pandemia. Mapearemos as distorções, dificuldades e lacunas conceituais estabelecidas com um aplicativo móvel. Em seguida, os alunos serão divididos de acordo com os estágios de desenvolvimento cognitivo e participarão de projetos coletivos temáticos interdisciplinares que abordarão os conteúdos em que apresentam dificuldades ou que não aprenderam durante a pandemia. Professores universitários, alunos de pós-graduação oferecerão essas atividades. A evolução do ganho conceitual dos alunos será acompanhada por um software, que identifica e posiciona o aluno em uma régua evolutiva na conquista de habilidades e competências. A proposta é promover a aproximação da universidade e da escola de forma a contribuir para a redução de distorções e lacunas na aprendizagem dos alunos adquirida durante a pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15478_TB3241_19052023133652.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA VELLOSO DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA"
    "autor_email" => "andrea.velloso@unigranrio"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97100
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3241
    "inscrito_id" => 15478
    "titulo" => "REPOSICIONANDO A APRENDIZAGEM EM ESCOLAS PÚBLICAS NO PÓS-PANDEMIA"
    "resumo" => "Diante de um dos maiores desafios sanitários de escala global deste século, a pandemia SARS-CoV-2, impôs adaptações, transformações e a emergência de novos paradigmas, novos modelos, processos de comunicação contemporâneos e novas experiências de ensino e aprendizagem. A educação mediada pelas tecnologias deparou-se com realidades diferentes. As desigualdades se acentuaram e muitos alunos que já não tinham acesso pleno à educação tecnológica ficaram desamparados. Este projeto prevê ações interdisciplinares que promovam a reconstrução da relação dos alunos com o processo educacional formal, corrigindo possíveis lacunas cognitivas, recuperando conteúdos, além de trabalhar socialmente situações provocadas pela pandemia. Foram escolhidas duas escolas públicas com diferentes condições sociais e diferentes impactos sofridos durante a pandemia. Uma avaliação diagnóstica dará início às ações para identificar a evolução cognitiva dos alunos durante o período da pandemia. Mapearemos as distorções, dificuldades e lacunas conceituais estabelecidas com um aplicativo móvel. Em seguida, os alunos serão divididos de acordo com os estágios de desenvolvimento cognitivo e participarão de projetos coletivos temáticos interdisciplinares que abordarão os conteúdos em que apresentam dificuldades ou que não aprenderam durante a pandemia. Professores universitários, alunos de pós-graduação oferecerão essas atividades. A evolução do ganho conceitual dos alunos será acompanhada por um software, que identifica e posiciona o aluno em uma régua evolutiva na conquista de habilidades e competências. A proposta é promover a aproximação da universidade e da escola de forma a contribuir para a redução de distorções e lacunas na aprendizagem dos alunos adquirida durante a pandemia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15478_TB3241_19052023133652.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA VELLOSO DA SILVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA"
    "autor_email" => "andrea.velloso@unigranrio"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Diante de um dos maiores desafios sanitários de escala global deste século, a pandemia SARS-CoV-2, impôs adaptações, transformações e a emergência de novos paradigmas, novos modelos, processos de comunicação contemporâneos e novas experiências de ensino e aprendizagem. A educação mediada pelas tecnologias deparou-se com realidades diferentes. As desigualdades se acentuaram e muitos alunos que já não tinham acesso pleno à educação tecnológica ficaram desamparados. Este projeto prevê ações interdisciplinares que promovam a reconstrução da relação dos alunos com o processo educacional formal, corrigindo possíveis lacunas cognitivas, recuperando conteúdos, além de trabalhar socialmente situações provocadas pela pandemia. Foram escolhidas duas escolas públicas com diferentes condições sociais e diferentes impactos sofridos durante a pandemia. Uma avaliação diagnóstica dará início às ações para identificar a evolução cognitiva dos alunos durante o período da pandemia. Mapearemos as distorções, dificuldades e lacunas conceituais estabelecidas com um aplicativo móvel. Em seguida, os alunos serão divididos de acordo com os estágios de desenvolvimento cognitivo e participarão de projetos coletivos temáticos interdisciplinares que abordarão os conteúdos em que apresentam dificuldades ou que não aprenderam durante a pandemia. Professores universitários, alunos de pós-graduação oferecerão essas atividades. A evolução do ganho conceitual dos alunos será acompanhada por um software, que identifica e posiciona o aluno em uma régua evolutiva na conquista de habilidades e competências. A proposta é promover a aproximação da universidade e da escola de forma a contribuir para a redução de distorções e lacunas na aprendizagem dos alunos adquirida durante a pandemia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.