Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Concepções dos professores que ensinam matemática nas séries iniciais a respeito do campo conceitual aditivo no âmbito do observatório da educação

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Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

Neste trabalho analisamos as concepções de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participam do programa Observatório da Educação, promovido pela Universidade Bandeirante de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada no mês de março de 2011 e contou com a participação de trinta professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de São Paulo, dentro de uma sessão de formação no Programa Observatório da Educação. As situações problema foram analisadas de acordo com classificação da Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud e de estudos como os de Shulman sobre o Conhecimento Profissional Docente. Como resultado observamos que, de forma espontânea, os professores investigados criaram situações predominantemente de composição e transformação e destas a maioria prototípicas.

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