O presente trabalho pretende apresentar uma narrativa de um ensino de história aliado ao lúdico, a partir da inserção dos jogos como ferramenta pedagógica do componente curricular História. Possibilitando que os (as) alunos (as) possam aprender e se conectar com os assuntos da disciplina de uma forma dinâmica e atrativa. Para compreender de forma dinâmica e lúdica o encerramento do assunto Populismo e Ditadura Militar, ambos compreendidos no livro didático de História pertencente ao 9º ano do Ensino Fundamental II, construí um jogo de fácil confecção, intitulado Fotografia versus Descrição, onde os (as) alunos (as) foram levados (as) a refletir qual foi a pauta mais importante que cada presidente elaborou durante o período que governou o Brasil. A fundamentação teórica deste trabalho compreende os estudos relacionados ao ensino de História que tem como autores Andrade (2007), Bittencourt (2011), Fonseca (2003) e Silva (2020). No campo da utilização dos jogos, Araújo (2019), Caillois (2017), Giacomoni (2013) e Huizinga (2010). Sobre a inserção de políticas públicas na educação Libâneo (2012). A construção deste artigo se deu a partir de um relato de experiência vivenciado numa turma do 9º ano da Escola Coração de Estudante, situada no bairro de Afogados na cidade do Recife/PE. O campo dos jogos na educação, e aqui especificamente para as aulas de História, é um campo extremamente amplo e de uma metodologia que pode se tornar aliada do (a) docente, não apenas por se tratar de uma dinâmica interativa, mas sim de atribuir ao jogo um caráter educativo.