O presente trabalho consta de um relato de atividade que foi realizada no EREM Olinto Victor, localizada no bairro da Caxangá na Cidade do Recife – Pernambuco. A proposta de intervenção foi proveniente de um bolsista do programa Residência Pedagógica da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com o auxilio do professor de Física da escola. A atividade elaborada, foi realizada seguindo 4 etapas que foram fundamentais para o todo o processo de estudo, (aula expositiva do conteúdo de eletrostática, elaboração de questionário, inserção do experimento de cabo de guerra elétrico e por fim um outro questionário). A ideia da inserção da experimentação ao ensino de Física é fugir da metodologia tradicional e mostrar que a Física vai além de fórmulas e ideia que eles normalmente não veem na prática acontecer. Trazer ludicidade para a sala de aula desperta maior interesse na aprendizagem, além de ajudar no desenvolvimento da criticidade do discente. A utilização da metodologia investigativa na aula experimental, é fazer com que os alunos, participem ativamente de todo o processo experimental, desde a elaboração do experimento até a elaboração de perguntas e também das próprias respostas, visto que o professor deverá agir como o agente mediador.