Inicialmente é de extrema importância refletir como o ensino da Física nos dias atuais tem sido aplicado para que de fato seja proveitoso, e quais habilidades estão sendo utilizadas para melhorar e elevar esse ensino cada vez mais. A pandemia que vivenciamos há alguns anos atrás nos trouxe reflexos quanto aos métodos e recursos utilizados no ensino atual, que apesar de parecerem promissores ainda se encontram estacionados no tempo e incapazes de mudar nossa realidade. Para solucionar esse problema cabe a cada professor aderir metodologias que abram espaço para uma abordagem inovadora completamente diferente das tradicionais. O ensino de Física se encontra desconectado da realidade dos alunos, pois não têm acompanhando as novas demandas de uma sociedade voltada para a informação e a tecnologia, isso vai de encontro às necessidades atuais de estabelecer uma articulação mais estreita entre a escola e o mundo social, que levem em consideração as demandas e os desafios do mundo contemporâneo. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino médio, mais precisamente para o segundo ano, visando o engajamento e a interação entre os estudantes, através de simulações computacionais e experimentos de baixo custo. Os conceitos estudados são: termologia, óptica e ondas. Espera-se que essa abordagem promova uma mudança no comportamento dos alunos, tornando-os mais participativos, engajados nas aulas, deixando de serem meros espectadores no processo de aprendizagem.