SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS APLICADAS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98700 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5345 "inscrito_id" => 10007 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS APLICADAS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Inicialmente é de extrema importância refletir como o ensino da Física nos dias atuais tem sido aplicado para que de fato seja proveitoso, e quais habilidades estão sendo utilizadas para melhorar e elevar esse ensino cada vez mais. A pandemia que vivenciamos há alguns anos atrás nos trouxe reflexos quanto aos métodos e recursos utilizados no ensino atual, que apesar de parecerem promissores ainda se encontram estacionados no tempo e incapazes de mudar nossa realidade. Para solucionar esse problema cabe a cada professor aderir metodologias que abram espaço para uma abordagem inovadora completamente diferente das tradicionais. O ensino de Física se encontra desconectado da realidade dos alunos, pois não têm acompanhando as novas demandas de uma sociedade voltada para a informação e a tecnologia, isso vai de encontro às necessidades atuais de estabelecer uma articulação mais estreita entre a escola e o mundo social, que levem em consideração as demandas e os desafios do mundo contemporâneo. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino médio, mais precisamente para o segundo ano, visando o engajamento e a interação entre os estudantes, através de simulações computacionais e experimentos de baixo custo. Os conceitos estudados são: termologia, óptica e ondas. Espera-se que essa abordagem promova uma mudança no comportamento dos alunos, tornando-os mais participativos, engajados nas aulas, deixando de serem meros espectadores no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10007_TB5345_04102023195041.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA LAURIANO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela001ribeiro@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98700 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5345 "inscrito_id" => 10007 "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS APLICADAS NO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Inicialmente é de extrema importância refletir como o ensino da Física nos dias atuais tem sido aplicado para que de fato seja proveitoso, e quais habilidades estão sendo utilizadas para melhorar e elevar esse ensino cada vez mais. A pandemia que vivenciamos há alguns anos atrás nos trouxe reflexos quanto aos métodos e recursos utilizados no ensino atual, que apesar de parecerem promissores ainda se encontram estacionados no tempo e incapazes de mudar nossa realidade. Para solucionar esse problema cabe a cada professor aderir metodologias que abram espaço para uma abordagem inovadora completamente diferente das tradicionais. O ensino de Física se encontra desconectado da realidade dos alunos, pois não têm acompanhando as novas demandas de uma sociedade voltada para a informação e a tecnologia, isso vai de encontro às necessidades atuais de estabelecer uma articulação mais estreita entre a escola e o mundo social, que levem em consideração as demandas e os desafios do mundo contemporâneo. Diante desse contexto emerge este trabalho que apresenta o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino médio, mais precisamente para o segundo ano, visando o engajamento e a interação entre os estudantes, através de simulações computacionais e experimentos de baixo custo. Os conceitos estudados são: termologia, óptica e ondas. Espera-se que essa abordagem promova uma mudança no comportamento dos alunos, tornando-os mais participativos, engajados nas aulas, deixando de serem meros espectadores no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10007_TB5345_04102023195041.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELA LAURIANO RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ISABELA" "autor_email" => "isabela001ribeiro@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }