O referente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de apresenta conceitos básicos de neurociências, para discentes do curso de Licenciatura Integrada em educação em Ciências Matemática e linguagens, da Faculdade de Educação Matemática Científica (FEMCI) pertencente ao Instituto de Educação Matemática e Cientifica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O nosso objetivo foi trazer a importância da abordagem desse assunto, já que não e tão explorado dentro da grade curricular do curso. Nesse contexto desenvolvesse, primeiramente uma roda de conversa intitulada: “Neurociências e aprendizagem: limites e possibilidades”, com o objetivo de refletir acerca da importância desta temática, haja vista que este assunto ainda não se encontra plenamente abordado dentro das grades curriculares dos cursos de formação de professores da educação básica. A roda de conversa ocorreu em três momentos distintos, porém, interligados entre si. No primeiro momento, foi feita a seguinte pergunta para os participantes: “O que é neurociências para você?” No segundo momento, disponibilizou-se imagens impressas do encéfalo aos participantes e solicitou-se que os mesmos buscassem identificar as partes constituintes do encéfalo levando em consideração as reflexões e discussões realizadas durante o primeiro momento da roda de conversa. Já no terceiro e último momento, foi solicitado aos participantes que representassem em uma folha de papel sulfite o que haviam aprendido durante a roda de conversa. Quanto ao material teórico que fundamentou a roda de conversa, recorreu-se a Kendel e seus colaboradores (2014), Lent e seus colaboradores (2010), Oliveira (2020). Os resultados demonstraram que apresentar e discutir conceitos básicos de neurociências a professores em formação inicial é de fundamental importância, posto que se faz necessário a este profissional conhecer e compreender como a aprendizagem ocorre em nível encefálico e também de se discutir e preparar educadores com conceito básicos dessa ciência.