Muito se tem discutido acerca do uso da tecnologia na educação. A pandemia da Covid -19 impôs uma nova rotina de estudos, um outro ritmo. O dia a dia de alunos e professores mudou e as escolas têm trabalhado muito para se adaptar a tais mudanças. Logo, este trabalho reflete o uso da tecnologia em um ambiente escolar e a necessidade de que as escolas vejam essa prática tecnológica como uma realidade educacional. Para isso, buscou-se entender os aspectos negativos e positivos relatados por professores pelo uso da tecnologia em sala. Uma pesquisa bibliográfica comparativa é apresentada, com finalidade de analisar as consequências que o uso de práticas tecnológicas causa no processo de ensino e aprendizagem. Assim, buscou-se apresentar uma análise de meditação reflexiva das condições estruturais de escolas e como estas discutem o uso das tecnologias como ferramenta pedagógica como metodologia de ensino. Focou-se também na convergência entre conteúdos e novos meios de interação entre estudantes, principalmente no que diz respeito aos desafios impostos pela pandemia. Nessa perspectiva, é perceptível que a tecnologia educacional se tornou um recurso de extrema importância que não interfere no aprendizado do aluno a depender de como será utilizada. Pode-se identificar que a introdução da tecnologia em ambientes escolares não garante uma aprendizagem eficaz se os professores e gestores não tiverem domínio sobre tal ferramenta. Assim, sejam capacitados para orientar seus alunos no uso dessas ferramentas para que esta seja significativa ao aprendizado coletivo. Diante desta situação, além do papel facilitador que os professores desempenham no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, considera-se também o processo de formação inicial dos professores e as realidades apresentadas em sala de aula durante as suas formações acadêmicas. Portanto, constata-se que a tecnologia pode auxiliar no desenvolvimento educacional e social de cada indivíduo dentro e fora do âmbito escolar.