A identidade docente está diretamente relacionada com cada indivíduo, englobando várias questões como as suas vivências, condições socioeconômicas, expectativas profissionais, e afinidades com a carreira docente. Todas essas questões constituem um conjunto de fatores que influenciam diretamente a escolha dos estudantes pela docência. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as afinidades pela carreira docente e as perspectivas profissionais dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte ( UPE/CMN). Para isso foram realizadas entrevistas através de um questionário que continha 21 questões abertas e fechadas, que foram preenchidas de forma anônima com três turmas de ingressantes do curso de LCB dos períodos letivos de 2021.2, 2022.1, 2022.2. O questionário foi respondido por 88 estudantes e foi obtido como resposta que os principais motivos que levaram os alunos a escolher a UPE/CMN foi a proximidade da instituição com a residência dos estudantes, além da qualidade da instituição e o curso ser do interesse da maioria. Foi observado também que 53,09% pretendem seguir na área da docência, em relação aos conhecimentos das áreas de atuação profissional foi obtido como resposta que 64,8% sabem quais são as áreas de atuação de um Licenciado em Ciências Biológicas, entretanto 35,2% não conhecem as áreas. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, é possível afirmar que os estudantes ingressantes do curso de LCB da UPE/CMN possuem variadas motivações para escolher a graduação, é possível identificar a forte influência da afinidade com a área de estudo e do desejo de se tornar professor em sua decisão.