Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IDENTIDADE DOCENTE E AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96190
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2021
    "inscrito_id" => 10977
    "titulo" => "A IDENTIDADE DOCENTE E AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE"
    "resumo" => "A identidade docente está diretamente relacionada com cada indivíduo, englobando várias questões como as suas vivências, condições socioeconômicas, expectativas profissionais, e afinidades com a carreira docente. Todas essas questões constituem um conjunto de fatores que influenciam diretamente a escolha dos estudantes pela docência. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as afinidades pela carreira docente e as perspectivas profissionais dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte ( UPE/CMN). Para isso foram realizadas entrevistas através de um questionário que continha 21 questões abertas e fechadas, que foram preenchidas de forma anônima com três turmas de ingressantes do curso de LCB dos períodos letivos de 2021.2, 2022.1, 2022.2. O questionário foi respondido por 88 estudantes e foi obtido como resposta que os principais motivos que levaram os alunos a escolher a UPE/CMN foi a proximidade da instituição com a residência dos estudantes, além da qualidade da instituição e o curso ser do interesse da maioria. Foi observado também que 53,09% pretendem seguir na área da docência, em relação aos conhecimentos das áreas de atuação profissional foi obtido como resposta que 64,8% sabem quais são as áreas de atuação de um Licenciado em Ciências Biológicas, entretanto 35,2% não conhecem as áreas. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, é possível afirmar que os estudantes ingressantes do curso de LCB da UPE/CMN possuem variadas motivações para escolher a graduação, é possível identificar a forte influência da afinidade com a área de estudo e do desejo de se tornar professor em sua decisão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10977_TB2021_11112023174505.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINALVA BARBOZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Edinalva Silva"
    "autor_email" => "edinalvabarboza123@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96190
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2021
    "inscrito_id" => 10977
    "titulo" => "A IDENTIDADE DOCENTE E AS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE ESTUDANTES INGRESSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, CAMPUS MATA NORTE"
    "resumo" => "A identidade docente está diretamente relacionada com cada indivíduo, englobando várias questões como as suas vivências, condições socioeconômicas, expectativas profissionais, e afinidades com a carreira docente. Todas essas questões constituem um conjunto de fatores que influenciam diretamente a escolha dos estudantes pela docência. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as afinidades pela carreira docente e as perspectivas profissionais dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte ( UPE/CMN). Para isso foram realizadas entrevistas através de um questionário que continha 21 questões abertas e fechadas, que foram preenchidas de forma anônima com três turmas de ingressantes do curso de LCB dos períodos letivos de 2021.2, 2022.1, 2022.2. O questionário foi respondido por 88 estudantes e foi obtido como resposta que os principais motivos que levaram os alunos a escolher a UPE/CMN foi a proximidade da instituição com a residência dos estudantes, além da qualidade da instituição e o curso ser do interesse da maioria. Foi observado também que 53,09% pretendem seguir na área da docência, em relação aos conhecimentos das áreas de atuação profissional foi obtido como resposta que 64,8% sabem quais são as áreas de atuação de um Licenciado em Ciências Biológicas, entretanto 35,2% não conhecem as áreas. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, é possível afirmar que os estudantes ingressantes do curso de LCB da UPE/CMN possuem variadas motivações para escolher a graduação, é possível identificar a forte influência da afinidade com a área de estudo e do desejo de se tornar professor em sua decisão."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID10977_TB2021_11112023174505.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDINALVA BARBOZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Edinalva Silva"
    "autor_email" => "edinalvabarboza123@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A identidade docente está diretamente relacionada com cada indivíduo, englobando várias questões como as suas vivências, condições socioeconômicas, expectativas profissionais, e afinidades com a carreira docente. Todas essas questões constituem um conjunto de fatores que influenciam diretamente a escolha dos estudantes pela docência. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer as afinidades pela carreira docente e as perspectivas profissionais dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (LCB) da Universidade de Pernambuco - Campus Mata Norte ( UPE/CMN). Para isso foram realizadas entrevistas através de um questionário que continha 21 questões abertas e fechadas, que foram preenchidas de forma anônima com três turmas de ingressantes do curso de LCB dos períodos letivos de 2021.2, 2022.1, 2022.2. O questionário foi respondido por 88 estudantes e foi obtido como resposta que os principais motivos que levaram os alunos a escolher a UPE/CMN foi a proximidade da instituição com a residência dos estudantes, além da qualidade da instituição e o curso ser do interesse da maioria. Foi observado também que 53,09% pretendem seguir na área da docência, em relação aos conhecimentos das áreas de atuação profissional foi obtido como resposta que 64,8% sabem quais são as áreas de atuação de um Licenciado em Ciências Biológicas, entretanto 35,2% não conhecem as áreas. A partir dos resultados obtidos nesta pesquisa, é possível afirmar que os estudantes ingressantes do curso de LCB da UPE/CMN possuem variadas motivações para escolher a graduação, é possível identificar a forte influência da afinidade com a área de estudo e do desejo de se tornar professor em sua decisão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.