A sala de aula é formada por diferentes contingentes sociais que demandam a elaboração de métodos inovadores capazes de associar os conhecimentos prévios dos discentes com os conteúdos programáticos. Este trabalho tem como objetivo, construir uma análise sobre as inovações metodológicas através de conceitos e ideias que possibilitam um processo significativo de aprendizagem da língua portuguesa. Neste contexto, as metodologias ativas são estratégias de ensino que possibilitam formas construtivas e participativas de aprendizagens, são exemplos: sala de aula invertida, o aprendizado por problemas, estudo de casos, projetos, gamificação e entre outras. Como aporte teórico, foi utilizada para a construção deste trabalho a pesquisa bibliográfica, procurando conciliar os conhecimentos teóricos como embasamento para elaboração de uma práxis educacional transformadora. Foram consultados diferentes autores, entre eles: BACICH E MORAN (2018), KENSKI (2007), FREIRE (1987), MORAN (2017), FONSECA(2002). Os estudos construídos, permitem novos olhares em relação a um ensino de língua portuguesa de qualidade nas instituições de ensino básico em escola públicas, na medida que viabiliza a análise de práticas inovadoras na sala de aula, em que o docente passa atuar como mediador do processo de aprendizagem e o discente participa de forma ativa como principal protagonista no desenvolvimento de seu conhecimento e interação com o mundo.