Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

CALENDÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DISPOSITIVO DE MARCAÇÃO E MEDIDA DE TEMPO

Palavra-chaves: TEMPO, LIVRO DIDÁTICO, CALENDÁRIO Comunicação Científica (CC) Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9640
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 1236
    "titulo" => "CALENDÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DISPOSITIVO DE MARCAÇÃO E MEDIDA DE TEMPO"
    "resumo" => "Este texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, que analisou atividades envolvendo “tempo” em 23 coleções de livros didáticos da Alfabetização Matemática. Propomos um estudo baseado na análise documental de orientações curriculares nacionais e regionais na área de Matemática e de livros didáticos. Discutimos, neste recorte, atividades que abordam o calendário enquanto um dispositivo de marcação e medida de tempo. Ao longo dos anos de escolaridade, a leitura e o preenchimento de calendário variam inversamente nos livros didáticos; enquanto o preenchimento de calendário diminui ao longo dos anos, a leitura de calendário aumenta, sinalizando, a nosso ver, para um papel mais ativo do aluno, e um nível de atividade mais complexa.  Nas duas modalidades, os meses do ano são os mais abordados para trabalhar o calendário. As orientações dos documentos curriculares convergem com as atividades dos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "TEMPO, LIVRO DIDÁTICO, CALENDÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_23_30_41_idinscrito_1236_be07c3f9de244c0fe0aa97f59a8cd88e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA CALHEIROS CARTELA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "JULIA CALHEIROS"
    "autor_email" => "juliacalheirospe@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9640
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 244
    "inscrito_id" => 1236
    "titulo" => "CALENDÁRIO EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA: DISPOSITIVO DE MARCAÇÃO E MEDIDA DE TEMPO"
    "resumo" => "Este texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, que analisou atividades envolvendo “tempo” em 23 coleções de livros didáticos da Alfabetização Matemática. Propomos um estudo baseado na análise documental de orientações curriculares nacionais e regionais na área de Matemática e de livros didáticos. Discutimos, neste recorte, atividades que abordam o calendário enquanto um dispositivo de marcação e medida de tempo. Ao longo dos anos de escolaridade, a leitura e o preenchimento de calendário variam inversamente nos livros didáticos; enquanto o preenchimento de calendário diminui ao longo dos anos, a leitura de calendário aumenta, sinalizando, a nosso ver, para um papel mais ativo do aluno, e um nível de atividade mais complexa.  Nas duas modalidades, os meses do ano são os mais abordados para trabalhar o calendário. As orientações dos documentos curriculares convergem com as atividades dos livros didáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "TEMPO, LIVRO DIDÁTICO, CALENDÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_22_10_2014_23_30_41_idinscrito_1236_be07c3f9de244c0fe0aa97f59a8cd88e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIA CALHEIROS CARTELA DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "JULIA CALHEIROS"
    "autor_email" => "juliacalheirospe@yahoo.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Este texto é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Educação Matemática, que analisou atividades envolvendo “tempo” em 23 coleções de livros didáticos da Alfabetização Matemática. Propomos um estudo baseado na análise documental de orientações curriculares nacionais e regionais na área de Matemática e de livros didáticos. Discutimos, neste recorte, atividades que abordam o calendário enquanto um dispositivo de marcação e medida de tempo. Ao longo dos anos de escolaridade, a leitura e o preenchimento de calendário variam inversamente nos livros didáticos; enquanto o preenchimento de calendário diminui ao longo dos anos, a leitura de calendário aumenta, sinalizando, a nosso ver, para um papel mais ativo do aluno, e um nível de atividade mais complexa. Nas duas modalidades, os meses do ano são os mais abordados para trabalhar o calendário. As orientações dos documentos curriculares convergem com as atividades dos livros didáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.