Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE ASTRONOMIA BÁSICA: REPRESENTAÇÃO DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94964
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 442
    "inscrito_id" => 9457
    "titulo" => "ENSINO DE ASTRONOMIA BÁSICA: REPRESENTAÇÃO DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR"
    "resumo" => "A Astronomia é uma das ciências mais importantes para a humanidade, sendo considerada a mais antiga de todas. Ela estuda não só planetas, asteroides e estrelas, mas o universo em sua totalidade. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma experiência de participação enquanto bolsista no projeto de extensão do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Imperatriz, intitulado De Olho no Céu. O projeto objetivou levar o ensino da Astronomia básica a crianças do ensino fundamental de escolas públicas da região, a fim de estimulá-las a conhecer o sistema solar, compreender a formação dos corpos celestes, entender os movimentos de rotação e translação dos planetas e reconhecer e classificar os astros que compõem o sistema solar. A metodologia baseou-se na organização das seguintes etapas didáticas: diagnóstico e problematização, com o intuito de buscar seus conhecimentos prévios acerca da Astronomia, por exemplo, quais os planetas do sistema solar, que tipo de movimentos eles realizam, dentre outras. Em seguida, foi realizada uma exposição dialogada, evidenciando conceitos, características, curiosidades e a técnica da leitura de imagens. A ludicidade transversalizou a oficina, criando um ambiente motivador para o pensar científico de forma dinâmica e interdisciplinar. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar o jogo Quiz, com perguntas sobre o que havia sido trabalhado. A dimensão artística também esteve presente a partir da expressividade do desenho e da pintura dos planetas. O processo de avaliação da aprendizagem dos alunos foi realizado mediante observação da participação dos mesmos e aplicação de um questionário sobre a temática. Os resultados obtidos a partir das respostas dos alunos aos questionários evidenciaram que as aprendizagens permearam conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais e aconteceram de maneira significativa, o que contribuiu para o fortalecimento de seus conhecimentos básicos acerca da Astronomia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9457_TB442_04102023144311.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO SOUSA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO SOUSA A"
    "autor_email" => "eduardo.alves@acad.ifma.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94964
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 442
    "inscrito_id" => 9457
    "titulo" => "ENSINO DE ASTRONOMIA BÁSICA: REPRESENTAÇÃO DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR"
    "resumo" => "A Astronomia é uma das ciências mais importantes para a humanidade, sendo considerada a mais antiga de todas. Ela estuda não só planetas, asteroides e estrelas, mas o universo em sua totalidade. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma experiência de participação enquanto bolsista no projeto de extensão do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Imperatriz, intitulado De Olho no Céu. O projeto objetivou levar o ensino da Astronomia básica a crianças do ensino fundamental de escolas públicas da região, a fim de estimulá-las a conhecer o sistema solar, compreender a formação dos corpos celestes, entender os movimentos de rotação e translação dos planetas e reconhecer e classificar os astros que compõem o sistema solar. A metodologia baseou-se na organização das seguintes etapas didáticas: diagnóstico e problematização, com o intuito de buscar seus conhecimentos prévios acerca da Astronomia, por exemplo, quais os planetas do sistema solar, que tipo de movimentos eles realizam, dentre outras. Em seguida, foi realizada uma exposição dialogada, evidenciando conceitos, características, curiosidades e a técnica da leitura de imagens. A ludicidade transversalizou a oficina, criando um ambiente motivador para o pensar científico de forma dinâmica e interdisciplinar. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar o jogo Quiz, com perguntas sobre o que havia sido trabalhado. A dimensão artística também esteve presente a partir da expressividade do desenho e da pintura dos planetas. O processo de avaliação da aprendizagem dos alunos foi realizado mediante observação da participação dos mesmos e aplicação de um questionário sobre a temática. Os resultados obtidos a partir das respostas dos alunos aos questionários evidenciaram que as aprendizagens permearam conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais e aconteceram de maneira significativa, o que contribuiu para o fortalecimento de seus conhecimentos básicos acerca da Astronomia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID9457_TB442_04102023144311.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO SOUSA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO SOUSA A"
    "autor_email" => "eduardo.alves@acad.ifma.e"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Astronomia é uma das ciências mais importantes para a humanidade, sendo considerada a mais antiga de todas. Ela estuda não só planetas, asteroides e estrelas, mas o universo em sua totalidade. Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma experiência de participação enquanto bolsista no projeto de extensão do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Imperatriz, intitulado De Olho no Céu. O projeto objetivou levar o ensino da Astronomia básica a crianças do ensino fundamental de escolas públicas da região, a fim de estimulá-las a conhecer o sistema solar, compreender a formação dos corpos celestes, entender os movimentos de rotação e translação dos planetas e reconhecer e classificar os astros que compõem o sistema solar. A metodologia baseou-se na organização das seguintes etapas didáticas: diagnóstico e problematização, com o intuito de buscar seus conhecimentos prévios acerca da Astronomia, por exemplo, quais os planetas do sistema solar, que tipo de movimentos eles realizam, dentre outras. Em seguida, foi realizada uma exposição dialogada, evidenciando conceitos, características, curiosidades e a técnica da leitura de imagens. A ludicidade transversalizou a oficina, criando um ambiente motivador para o pensar científico de forma dinâmica e interdisciplinar. Os alunos tiveram a oportunidade de praticar o jogo Quiz, com perguntas sobre o que havia sido trabalhado. A dimensão artística também esteve presente a partir da expressividade do desenho e da pintura dos planetas. O processo de avaliação da aprendizagem dos alunos foi realizado mediante observação da participação dos mesmos e aplicação de um questionário sobre a temática. Os resultados obtidos a partir das respostas dos alunos aos questionários evidenciaram que as aprendizagens permearam conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais e aconteceram de maneira significativa, o que contribuiu para o fortalecimento de seus conhecimentos básicos acerca da Astronomia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.