Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RODAS DE CONVERSA COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIVERSIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95630
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1297
    "inscrito_id" => 12164
    "titulo" => "RODAS DE CONVERSA COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma das ações de educação em saúde desenvolvidas pelo Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisa em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana da UFJF, que visa a constituição de um espaço-tempo de escuta e acolhimento a estudantes do Ensino Superior . Tal ação vem sendo desenvolvida pelo Grupo Acolhe desde o ano de 2019, quando deu-se início a estudos sobre saúde e adoecimento discente e percebeu-se que a criação de redes de apoio poderia se dar através do diálogo. A roda de conversa foi adotada enquanto metodologia, sendo inspirada no conceito de círculo de cultura de Paulo Freire, com a proposta de possibilitar que todos os participantes dialoguem entre si, se vendo e sendo visto por todos. Com o retorno às atividades presenciais no ano de 2022, após o período crítico da pandemia de COVID-19, constatou-se que ações como essas se faziam ainda mais necessárias, visto que o distanciamento social vivido parece ter intensificado os fatores de adoecimento discente. As rodas de conversa acontecem em espaço aberto no campus universitário, com regularidade semanal, com dia e hora previamente agendados. Desde o final de 2022, foram realizadas 11 rodas, com temáticas diferentes que apresentavam como pano de fundo a provocação “Desafios na/da vida acadêmica”. Além de constituir um espaço-tempo de acolhimento, as rodas de conversa também se configuram em uma dinâmica de formação dos integrantes, professoras e bolsistas, uma vez que há a análise e o estudo sobre os temas a serem abordados. Assim sendo, ao final de cada encontro, elege-se, em conjunto, o tema da semana seguinte. Por fim, é possível identificar que ações de educação em saúde como essa favorecem o bem estar integral e a saúde emocional dos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12164_TB1297_30092023172935.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA LÍRIO BISSOLI"
    "autor_nome_curto" => "LUANA LÍRIO"
    "autor_email" => "luanalbissoli@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95630
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1297
    "inscrito_id" => 12164
    "titulo" => "RODAS DE CONVERSA COMO AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIVERSIDADE"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma das ações de educação em saúde desenvolvidas pelo Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisa em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana da UFJF, que visa a constituição de um espaço-tempo de escuta e acolhimento a estudantes do Ensino Superior . Tal ação vem sendo desenvolvida pelo Grupo Acolhe desde o ano de 2019, quando deu-se início a estudos sobre saúde e adoecimento discente e percebeu-se que a criação de redes de apoio poderia se dar através do diálogo. A roda de conversa foi adotada enquanto metodologia, sendo inspirada no conceito de círculo de cultura de Paulo Freire, com a proposta de possibilitar que todos os participantes dialoguem entre si, se vendo e sendo visto por todos. Com o retorno às atividades presenciais no ano de 2022, após o período crítico da pandemia de COVID-19, constatou-se que ações como essas se faziam ainda mais necessárias, visto que o distanciamento social vivido parece ter intensificado os fatores de adoecimento discente. As rodas de conversa acontecem em espaço aberto no campus universitário, com regularidade semanal, com dia e hora previamente agendados. Desde o final de 2022, foram realizadas 11 rodas, com temáticas diferentes que apresentavam como pano de fundo a provocação “Desafios na/da vida acadêmica”. Além de constituir um espaço-tempo de acolhimento, as rodas de conversa também se configuram em uma dinâmica de formação dos integrantes, professoras e bolsistas, uma vez que há a análise e o estudo sobre os temas a serem abordados. Assim sendo, ao final de cada encontro, elege-se, em conjunto, o tema da semana seguinte. Por fim, é possível identificar que ações de educação em saúde como essa favorecem o bem estar integral e a saúde emocional dos participantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12164_TB1297_30092023172935.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA LÍRIO BISSOLI"
    "autor_nome_curto" => "LUANA LÍRIO"
    "autor_email" => "luanalbissoli@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma das ações de educação em saúde desenvolvidas pelo Grupo Acolhe: Estudos e Pesquisa em Educação, Desenvolvimento e Integralidade Humana da UFJF, que visa a constituição de um espaço-tempo de escuta e acolhimento a estudantes do Ensino Superior . Tal ação vem sendo desenvolvida pelo Grupo Acolhe desde o ano de 2019, quando deu-se início a estudos sobre saúde e adoecimento discente e percebeu-se que a criação de redes de apoio poderia se dar através do diálogo. A roda de conversa foi adotada enquanto metodologia, sendo inspirada no conceito de círculo de cultura de Paulo Freire, com a proposta de possibilitar que todos os participantes dialoguem entre si, se vendo e sendo visto por todos. Com o retorno às atividades presenciais no ano de 2022, após o período crítico da pandemia de COVID-19, constatou-se que ações como essas se faziam ainda mais necessárias, visto que o distanciamento social vivido parece ter intensificado os fatores de adoecimento discente. As rodas de conversa acontecem em espaço aberto no campus universitário, com regularidade semanal, com dia e hora previamente agendados. Desde o final de 2022, foram realizadas 11 rodas, com temáticas diferentes que apresentavam como pano de fundo a provocação “Desafios na/da vida acadêmica”. Além de constituir um espaço-tempo de acolhimento, as rodas de conversa também se configuram em uma dinâmica de formação dos integrantes, professoras e bolsistas, uma vez que há a análise e o estudo sobre os temas a serem abordados. Assim sendo, ao final de cada encontro, elege-se, em conjunto, o tema da semana seguinte. Por fim, é possível identificar que ações de educação em saúde como essa favorecem o bem estar integral e a saúde emocional dos participantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.