Proponho nesse artigo discutir sobre as contribuições que leitura na Educação Infantil oferece na formação das crianças. Nesse sentido o educador (a) tem o papel enquanto mediador/a organizar propostas de ensino-aprendizagem ocorrendo assim, a mediação entre o (a) discente e o conhecimento. Ressaltando sobre a relevância da família na formação da identidade do seu (sua) filho (a) partindo das vivências, da cultura implantada na sociedade. Diante desse contexto, destaco como foi importante viver no ambiente doméstico, experiências com a leitura. Apesar dos poucos recursos financeiros, minha família sempre incentivou a leitura e propiciou desde a infância meu contato com livros. Essa ação despertou em mim o desejo de ler, estudar e levar a leitura para outras pessoas. Enfatizo a pertinência da metodologia, baseada na pesquisa qualitativa, uma vez que os estudos analisados socializam minha história de vida, vivências e experiências, a partir das narrativas autobiográficas. A análise revelou o quanto o incentivo familiar, colaborou para meu ingresso na educação escolar e o que ambos contribuíram para minha formação profissional. Diante disso, abordo a fundo a temática discutida neste artigo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e construído o Estado da Arte a fim de aprofundar reflexões sobre as produções encontradas, sistematizadas as análises referentes à transformação que a leitura poder favorecer na vida das pessoas.