O presente trabalho tem como objetivo apresentar potencial de abordagem, em ambientes de formação educacional, sobre as contribuições que filósofos que também atuavam no campo da matemática trouxeram para o campo do conhecimento humano, de modo a colaborar com a socialização de saberes em torno das relações entre a história, a filosofia e a matemática. Assim, por meio de uma abordagem historiográfica, com análise de perspectiva qualitativa e coleta de dados em material bibliográfico e documental, intenta-se promover a história da ciência e do conhecimento matemático, evidenciando figuras desconhecidas e conhecidas, desde Hipátia, Al-khwarizmi a Júlio César de Melo, rememorando seus conceitos básicos. Para a fundamentação teórica serão utilizadas as propostas das teses de Mário Oliveira que, por sua vez, concentra-se em dados da história da matemática, trazendo uma base teórica e prática, e de Giovanni Reale que traz informações historiográficas e filosóficas acerca das dimensões básicas sobre legados na área da filosofia da matemática. Por fim, propõe-se que a partir de uma perspectiva histórica da matemática pode-se vislumbrar em ambientes de formação educacional, as contribuições que diferentes pensadores e pensadoras para o campo da matemática, da filosofia e da ciência matemática em épocas passados, mas que ainda têm uma relação simbiótica com as proposituras e avanços no campo da matemática e suas tecnologias em nossa contemporaneidade.