RESUMO Este estudo está vinculado ao Grupo de Pesquisa ELOS, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo da pesquisa é compreender as aproximações e/ou distanciamentos entre as Políticas Públicas de acesso ao ensino superior no Brasil e o imaginário social dos estudantes que disputam vagas nesse nível de ensino. A pesquisa será estruturada com base na pesquisa quanti-qualitativa a partir de Triviños (1987), caracterizando por pesquisa social com base empírica (GIL, 2008) e sob o enfoque fenomenológico, em que o pesquisador preocupa-se em mostrar e esclarecer o que é dado. A pesquisa é sustentada pela pesquisa-ação e, para esclarecer as subjetividades, utiliza-se de DELORY-MOMBERGER (2012). Para dar sustentação à entrevista narrativa, que emprega a comunicação cotidiana de contar e escutar histórias, não sendo apenas o meio pelo qual se diz e se comunica a experiência, mas também o lugar onde a experiência se forma e pode ser conhecida. Alguns dados quantitativos disponíveis na plataforma digital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira – INEP, foram observados para entender o cenário em que as políticas públicas da Educação se entrelaçam com os estudantes do Ensino Médio. Para contextualizar as juventudes do Ensino Médio, foram selecionados Dayrell e Carrano (2014), assim como Moll (2017). Como aporte epistemológico, para demonstrar as políticas educativas vigentes no Brasil, adotou-se os teóricos Akkari (2011) e Dourado (2008). Os resultados apontaram que as desigualdades socioeconômicas e culturais distanciam da academia, principalmente com a participação das juventudes considerada uma parcela na sociedade em situação socioeconômica de recursos parco.