Neste trabalho, buscamos identificar e mapear os pressupostos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget, tendo como ponto de partida a proposta de construção e/ou adaptação de jogos, modelos didáticos e protótipos no contexto do ensino de ciências e biologia para a educação básica e ensino superior. Uma vez que, Piaget considera como objetivo central da sua teoria, portanto, a necessidade de estudar a gênese dos processos mentais que são construídos ao longo da vida do indivíduo, sendo o conhecimento resultado das interações entre o sujeito e o objeto. As discussões sobre o ensino de ciências e biologia, e a formação de professores à luz dos pressupostos da Teoria Piagetiana apontam para uma importante lacuna no que tange à produção científica (artigos/publicação) e à investigação dessa teoria com norteador para e na formação inicial e/ou continuada de professores no contexto do ensino de ciências e biologia, que contemplem a prática docente a partir dos pressupostos piagetianos. Este estudo é de natureza “qualitativa”. O processo de construção e/ou adaptação de jogos, modelos didáticos e protótipos permitem a possibilidade de reflexão das ações desenvolvidas à luz da teoria piagetiana, tendo em vista, a compreensão dos conceitos basilares da teoria como: organização, autonomia e cooperação. Outrossim, na teoria piagetiana existe uma continuidade funcional e uma descontinuidade estrutural, que implica a ruptura e, continuidade funcional a abstração reflexionante, cujos processos são o reflexionamento (assimilação) e reflexão (adaptação). Todavia, esse processo é lento e laborioso, onde o sujeito precisa superar as resistências. A abstração reflexionante, como fonte de inovação e torna-se responsável pela ruptura entre conhecimento comum e conhecimento científico. Como desenvolver essa estratégia de modo efetivo? Este é o desafio imbricados neste trabalho.