Na era da informação e comunicação não se apresenta mais viável ter aulas totalmente expositivas, os alunos não conseguem se concentrar por muito tempo e assistir às aulas em que os professores só verbalizam. Observa-se que com o surgimento de novas tecnologias apontam-se inovações nas metodologias de ensino, possibilitando-se a reflexão-ação dos educadores no exercício da docência. O trabalho em foco dirige-se a pertinência do uso de mídia audiovisual na aprendizagem de questões ambientais no ensino de ciências. Objetivou-se analisar a utilização da mídia audiovisual na prática docente de professores residentes no município de Carpina-PE. Nesta perspectiva, buscou-se abordar às potencialidades que a aplicação da mesma traz na construção do conhecimento, no que concerne às experiências e precedência desta no desenvolvimento de atividades por professores. Refere-se a um estudo de caso, na dimensão educacional, numa perspectiva qualitativa. Nesta direção, elegeu-se a aplicação de questionário como recolha de dados. Com base na análise dos resultados coletados, aponta-se que os docentes de ciências empregam mídias audiovisuais em sala de aula na mediação de saberes escolares de formas diversas e consideram importante o manuseio da mesma em sala de aula. Vê-se que a compreensão de conceitos relativos ao meio ambiente com leitura da realidade da formação da cidadania planetária, se configura num caminho promissor.