Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM OLHAR A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSO AUDIOVISUAL POR PROFESSORES EM AULAS DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: Mídia Audiovisual, Ensino De Ciências, Professores, Educação Ambiental Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96881
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2955
    "inscrito_id" => 12398
    "titulo" => "UM OLHAR A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSO AUDIOVISUAL POR PROFESSORES EM AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Na era da informação e comunicação não se apresenta mais viável ter aulas totalmente expositivas, os alunos não conseguem se concentrar por muito tempo e assistir às aulas em que os professores só verbalizam. Observa-se que com o surgimento de novas tecnologias apontam-se inovações nas metodologias de ensino, possibilitando-se a reflexão-ação dos educadores no exercício da docência. O trabalho em foco dirige-se a pertinência do uso de mídia audiovisual na aprendizagem de questões ambientais no ensino de ciências. Objetivou-se analisar a utilização da mídia audiovisual na prática docente de professores residentes no município de Carpina-PE. Nesta perspectiva, buscou-se abordar às potencialidades que a aplicação da mesma traz na construção do conhecimento, no que concerne às experiências e precedência desta no desenvolvimento de atividades por professores. Refere-se a um estudo de caso, na dimensão educacional, numa perspectiva qualitativa. Nesta direção, elegeu-se a aplicação de questionário como recolha de dados. Com base na análise dos resultados coletados, aponta-se que os docentes de ciências empregam mídias audiovisuais em sala de aula na mediação de saberes escolares de formas diversas e consideram importante o manuseio da mesma em sala de aula. Vê-se que a compreensão de conceitos relativos ao meio ambiente com leitura da realidade da formação da cidadania planetária, se configura num caminho promissor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "Mídia audiovisual, ensino de ciências, professores, educação ambiental"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659441de48858_02012024140326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 14:04:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANYNE NAYARA CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JANYNE CARDOSO"
    "autor_email" => "janyne.lima@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96881
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2955
    "inscrito_id" => 12398
    "titulo" => "UM OLHAR A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSO AUDIOVISUAL POR PROFESSORES EM AULAS DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Na era da informação e comunicação não se apresenta mais viável ter aulas totalmente expositivas, os alunos não conseguem se concentrar por muito tempo e assistir às aulas em que os professores só verbalizam. Observa-se que com o surgimento de novas tecnologias apontam-se inovações nas metodologias de ensino, possibilitando-se a reflexão-ação dos educadores no exercício da docência. O trabalho em foco dirige-se a pertinência do uso de mídia audiovisual na aprendizagem de questões ambientais no ensino de ciências. Objetivou-se analisar a utilização da mídia audiovisual na prática docente de professores residentes no município de Carpina-PE. Nesta perspectiva, buscou-se abordar às potencialidades que a aplicação da mesma traz na construção do conhecimento, no que concerne às experiências e precedência desta no desenvolvimento de atividades por professores. Refere-se a um estudo de caso, na dimensão educacional, numa perspectiva qualitativa. Nesta direção, elegeu-se a aplicação de questionário como recolha de dados. Com base na análise dos resultados coletados, aponta-se que os docentes de ciências empregam mídias audiovisuais em sala de aula na mediação de saberes escolares de formas diversas e consideram importante o manuseio da mesma em sala de aula. Vê-se que a compreensão de conceitos relativos ao meio ambiente com leitura da realidade da formação da cidadania planetária, se configura num caminho promissor."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "Mídia audiovisual, ensino de ciências, professores, educação ambiental"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "659441de48858_02012024140326.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2024-01-02 14:04:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANYNE NAYARA CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JANYNE CARDOSO"
    "autor_email" => "janyne.lima@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na era da informação e comunicação não se apresenta mais viável ter aulas totalmente expositivas, os alunos não conseguem se concentrar por muito tempo e assistir às aulas em que os professores só verbalizam. Observa-se que com o surgimento de novas tecnologias apontam-se inovações nas metodologias de ensino, possibilitando-se a reflexão-ação dos educadores no exercício da docência. O trabalho em foco dirige-se a pertinência do uso de mídia audiovisual na aprendizagem de questões ambientais no ensino de ciências. Objetivou-se analisar a utilização da mídia audiovisual na prática docente de professores residentes no município de Carpina-PE. Nesta perspectiva, buscou-se abordar às potencialidades que a aplicação da mesma traz na construção do conhecimento, no que concerne às experiências e precedência desta no desenvolvimento de atividades por professores. Refere-se a um estudo de caso, na dimensão educacional, numa perspectiva qualitativa. Nesta direção, elegeu-se a aplicação de questionário como recolha de dados. Com base na análise dos resultados coletados, aponta-se que os docentes de ciências empregam mídias audiovisuais em sala de aula na mediação de saberes escolares de formas diversas e consideram importante o manuseio da mesma em sala de aula. Vê-se que a compreensão de conceitos relativos ao meio ambiente com leitura da realidade da formação da cidadania planetária, se configura num caminho promissor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.