A Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) e a Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que impõe um modelo de educação por itinerários formativos, afeta diretamente a concepção de Ensino Médio Integrado (EMI) defendida pelos Institutos Federais de Educação e o Ensino Médio como etapa final da Educação Básica. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados parciais do projeto de pesquisa “Ensino Médio Pra Quê?”, proposto com a finalidade de acompanhar o processo de discussão, elaboração e implementação das Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT), construída coletivamente por representantes de todos os Campi e amplamente discutida por meio de Fóruns Locais com a comunidade escolar e, ainda, identificar aproximações e distanciamentos com reforma do Ensino Médio e com as perspectivas dos estudantes. A pesquisa foi realizada por meio de análise da legislação e documentos institucionais, levantamento do perfil dos estudantes do EMI do IFMT na Plataforma Nilo Peçanha e de análise de questionário sobre as perspectivas dos estudantes com relação ao Ensino Médio.Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, direcionada a gerar conhecimentos para aplicação prática quanto às transformações no currículo e na prática dos cursos de EMI, buscando, a partir do acompanhamento da implementação das Diretrizes do IFMT, analisar as possibilidades e os desafios para a sua efetivação e realizar proposições identificadas durante o projeto. Espera-se que o trabalho contribua com a proposta pedagógica dos cursos, com o planejamento e desenvolvimento institucional e com o fortalecimento do EMI no IFMT e na Rede Federal de Educação.