O presente artigo busca discutir acerca da visão equivocada em relação aos jogos e a ludicidade no processo educativo, estes, vistos apenas como uma diversão sem fins pedagógicos. Dessa forma, o objetivo principal deste estudo é compreender como o uso de jogos pode auxiliar no processo de alfabetização na educação infantil como recurso didático em sala de aula. Nesse sentido, como metodologia de pesquisa, foi escolhida a abordagem qualitativa, por meio do estudo bibliográfico de leituras referentes ao tema. Logo, tivemos como sustentação da pesquisa a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), e referenciais teóricos como Leontiev (1903), Piaget (1896), Kishimoto (1945), Debyser (1642) Albuquerque (1989) e outros. Assim, os resultados desta pesquisa constataram que os jogos são constituídos como objetos e práticas socioculturais produzidos pela humanidade, com caráter essencialmente educativo, na educação infantil por sua vez torna-se um importante recurso didático que deve ser mediado pelo docente de forma consciente e intencional, alinhando ludicidade, diversão, efetividade e prazer ao processo de alfabetização, e assim, possibilitando aos alunos uma melhor compreensão do Sistema de Escrita Alfabética. Por fim, concluímos que o uso de jogos em sala de aula assegura uma aprendizagem significativa, permitindo que os alunos sejam agentes ativos no seu processo de construção do conhecimento, por meio da ludicidade e socialização.