A matemática, não raro, é considerada uma disciplina difícil e abstrata, sendo relativamente comum casos de aversão à disciplina. Em vista disso, tornam-se importantes laboratórios de ensino que contribuam para amparar as buscas docentes para melhorar o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica. Nosso projeto de extensão busca constituir espaço/momentos para (re)elaboração de materiais didáticos (jogos, em especial), bem como empréstimo desses e discussões, capacitação, aperfeiçoamento e divulgação de temas voltados às metodologias de ensino-aprendizagem de Matemática. Seguindo a metodologia de trabalho-formação de modo a integrar ensino, pesquisa e extensão, o projeto está teoricamente ancorado na ideia de Tarefa de Aprendizagem Profissional. Essa vertente teórica propõe que a educação profissional de professores seja situada na prática de ensinar. Por sua vez, a relação entre as atividades de extensão e a pesquisa se ancora na concepção freiriana de que o fazer docente impõe pesquisa continuamente. As ações que compõem o projeto são: a) estudos teóricos sobre metodologias de ensino, produção de materiais didáticos, o ensino de matemática na Educação Básica e outros; b) catalogação, cuidado, expansão e disponibilização do acervo do laboratório didático para professores de matemática em exercício e professores em formação inicial; c) produção de materiais didáticos, a testagem e replicação; d) apoio a atividades extensionistas realizadas por estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Matemática; e) apoio a propostas escolares nas quais se faça necessário o auxílio da equipe e o uso do acervo do laboratório; f) apresentação dos resultados do projeto em eventos científicos e nas redes sociais. Buscamos, assim, contribuir para com a formação de professores e a melhoria do ensino de matemática na Educação Básica, de modo a afetar os índices de reprovação na disciplina, bem como melhorar a atuação dos estudantes nas avaliações educacionais de larga escala.