Esta pesquisa tem como enfoque refletir sobre a qualidade do ensino superior em cursos da área de Exatas, especificadamente em Ciência da Computação. Assim, teve como objetivo identificar índices e fatores da evasão em dois cursos presenciais de Computação da Universidade Estadual da Paraíba. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo com aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes, estudantes e gestores dos referidos cursos, para compreender e identificar tais fatores. Diversos trabalhos quantitativos e qualitativos realizados (SILVA; SANTOS, 2017; SACCARO et al., 2019; CAMPOS, 2016) refletem que a evasão é um problema multifatorial, que pode envolver causas internas e individuais dos estudantes, como déficit na formação na educação básica, motivações emocionais ou financeiras, assim como acontecimentos na família e, principalmente problemas relacionados ao curso, o que inclui a didática docente, a estrutura curricular, os processos de avaliação, entre outros. O referencial teórico-metodológico para realizar este trabalho foi baseado nas ideias de Gil (2001), Yin (2010), Wazlawick (2021). Já Marques (2020), Cirne (2021), Maciel, Cunha e Lima (2015) e Hoed (2016) compõem a fundamentação teórica para explorar conceitos e fatores da evasão. Espera-se como resultados definir um panorama institucional sobre os fatores da evasão nos cursos investigados, bem como criar um banco de dados que integre taxas de evasão dos cursos analisados.