Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO: PROFESSORES E DESAFIOS DO ENSINO MEDIADO POR TDICS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97975
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4427
    "inscrito_id" => 1639
    "titulo" => "NARRATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO: PROFESSORES E DESAFIOS DO ENSINO MEDIADO POR TDICS"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é identificar e analisar os desafios enfrentados pelos professores dos anos iniciais que atuaram no ensino mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDICs durante a pandemia de COVID-19. O período da crise sanitária provocou a suspensão das rotinas escolares e as TDICs se apresentaram como alternativa à manutenção do vínculo educativo. Todavia, foi necessário desenhar outras possibilidades de interação com os estudantes, virtualmente, cenário exigiu habilidades digitais específicas dos docentes que atuam com crianças. Partimos da perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural na qual o contexto histórico é definido socialmente como produção cultural humana e aportamos nas suas interfaces com a educação. Delineou-se metodologicamente, uma pesquisa qualitativa, com a realização de uma narrativa, como atividade exploratória, com um grupo de nove professoras de uma rede pública de ensino. Os professores escreveram um breve relato contendo suas impressões sobre os desafios pedagógicos que enfrentaram durante o ensino mediado pelas TDICs no contexto da pandemia. Os relatos escritos foram disponibilizados às pesquisadoras através do Google Drive em documento compartilhado e foram submetidos à análise temática dialógica. Os resultados produziram os temas a seguir, enunciados nas narrativas como desafios enfrentados: O uso das TDICs; A relação professores e TDICs; Outras temporalidades; Aquisição de recursos; Diversas realidades familiares; O abandono das aulas; e, Rotinas pedagógicas virtuais. É possível depreender dos resultados, que o deslocamento ocasionado pela pandemia, recolocou o professor no lugar de aprendiz, implicando a fluidez de sua relação pessoal e pedagógica com as TDICs. Os desafios enfrentados pelos docentes constituíram também entraves à uma atuação comprometida com a garantia do direito às aprendizagens dos estudantes e com a integração entre escola e famílias, como definiam as orientações aos professores em documentos norteadores do ensino remoto na própria rede de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1639_TB4427_04102023113800.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA QUEIROZ DE OLIVEIRA SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "nathsouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97975
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4427
    "inscrito_id" => 1639
    "titulo" => "NARRATIVAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO: PROFESSORES E DESAFIOS DO ENSINO MEDIADO POR TDICS"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo é identificar e analisar os desafios enfrentados pelos professores dos anos iniciais que atuaram no ensino mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDICs durante a pandemia de COVID-19. O período da crise sanitária provocou a suspensão das rotinas escolares e as TDICs se apresentaram como alternativa à manutenção do vínculo educativo. Todavia, foi necessário desenhar outras possibilidades de interação com os estudantes, virtualmente, cenário exigiu habilidades digitais específicas dos docentes que atuam com crianças. Partimos da perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural na qual o contexto histórico é definido socialmente como produção cultural humana e aportamos nas suas interfaces com a educação. Delineou-se metodologicamente, uma pesquisa qualitativa, com a realização de uma narrativa, como atividade exploratória, com um grupo de nove professoras de uma rede pública de ensino. Os professores escreveram um breve relato contendo suas impressões sobre os desafios pedagógicos que enfrentaram durante o ensino mediado pelas TDICs no contexto da pandemia. Os relatos escritos foram disponibilizados às pesquisadoras através do Google Drive em documento compartilhado e foram submetidos à análise temática dialógica. Os resultados produziram os temas a seguir, enunciados nas narrativas como desafios enfrentados: O uso das TDICs; A relação professores e TDICs; Outras temporalidades; Aquisição de recursos; Diversas realidades familiares; O abandono das aulas; e, Rotinas pedagógicas virtuais. É possível depreender dos resultados, que o deslocamento ocasionado pela pandemia, recolocou o professor no lugar de aprendiz, implicando a fluidez de sua relação pessoal e pedagógica com as TDICs. Os desafios enfrentados pelos docentes constituíram também entraves à uma atuação comprometida com a garantia do direito às aprendizagens dos estudantes e com a integração entre escola e famílias, como definiam as orientações aos professores em documentos norteadores do ensino remoto na própria rede de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID1639_TB4427_04102023113800.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA QUEIROZ DE OLIVEIRA SOUTO"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA"
    "autor_email" => "nathsouto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar e analisar os desafios enfrentados pelos professores dos anos iniciais que atuaram no ensino mediado por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDICs durante a pandemia de COVID-19. O período da crise sanitária provocou a suspensão das rotinas escolares e as TDICs se apresentaram como alternativa à manutenção do vínculo educativo. Todavia, foi necessário desenhar outras possibilidades de interação com os estudantes, virtualmente, cenário exigiu habilidades digitais específicas dos docentes que atuam com crianças. Partimos da perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural na qual o contexto histórico é definido socialmente como produção cultural humana e aportamos nas suas interfaces com a educação. Delineou-se metodologicamente, uma pesquisa qualitativa, com a realização de uma narrativa, como atividade exploratória, com um grupo de nove professoras de uma rede pública de ensino. Os professores escreveram um breve relato contendo suas impressões sobre os desafios pedagógicos que enfrentaram durante o ensino mediado pelas TDICs no contexto da pandemia. Os relatos escritos foram disponibilizados às pesquisadoras através do Google Drive em documento compartilhado e foram submetidos à análise temática dialógica. Os resultados produziram os temas a seguir, enunciados nas narrativas como desafios enfrentados: O uso das TDICs; A relação professores e TDICs; Outras temporalidades; Aquisição de recursos; Diversas realidades familiares; O abandono das aulas; e, Rotinas pedagógicas virtuais. É possível depreender dos resultados, que o deslocamento ocasionado pela pandemia, recolocou o professor no lugar de aprendiz, implicando a fluidez de sua relação pessoal e pedagógica com as TDICs. Os desafios enfrentados pelos docentes constituíram também entraves à uma atuação comprometida com a garantia do direito às aprendizagens dos estudantes e com a integração entre escola e famílias, como definiam as orientações aos professores em documentos norteadores do ensino remoto na própria rede de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.