Este trabalho visa apresentar uma proposta de intervenção para o trabalho de variação linguística por meio do gênero discursivo Podcast. A motivação pautou-se na experiência vivida no estágio supervisionado da autora. O trabalho é justificado pelo fato de haver pouca abordagem com a oralidade em sala de aula, por isso surge a necessidade dos alunos terem contato com gêneros textuais que possibilitam a incorporação no seu cotidiano de práticas de escuta e fala que desenvolvam sua autonomia e senso crítico. As habilidades a serem trabalhadas em sala de aula são EMLp01 e EMLp03 da competência 07, previstas na BNCC (2019), que tem como principal objetivo conhecer as tecnologias digitais para que haja criticidade por parte do estudante ao usar a linguagem em diferentes contextos. Como tema, a proposta aborda a variação linguística de forma a desenvolver um ensino mais democrático em consonância com a competência 4 da BNCC, que valoriza as multipluralidade da língua. Para o desenvolvimento do trabalho em sala, baseamo-nos nos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), de Menegassi (2004), na Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2019), Bakhtin (2003) e Bagno (2007). O público-alvo são alunos do 1o ao 3o ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino situada no município de Belém do Pará. Ao final espera-se que o aluno explore o gênero textual em questão de forma ética, produtiva, utilizando as diferentes linguagens, inclusive nas modalidades digitais, de modo a ampliar sua competência comunicativa por meio de diferentes formas de uso da língua.