As áreas relacionadas a ciências exatas podem ser bem desafiadoras, principalmente com a famigerada matéria de cálculo logo no primeiro semestre, matéria essa que necessita de uma forte base teórico-matemática para ser bem compreendida, mas essa base não é a realidade de muitos jovens brasileiros, que acabam ingressando nesses cursos com uma certa defasagem em matemática vindo do ensino médio. Apesar disso, não existe a possibilidade do ensino médio exigir que todos os alunos saibam todos os conteúdos relacionados a matemática, apenas o suficiente para passar por essa etapa, o que acaba ocasionando no problema dos alunos iniciarem a matéria de cálculo e simplesmente não conseguirem acompanhar as aulas por não saberem dos conceitos que ali estão sendo usados para o desenvolvimento dos cálculos, temos como exemplo os polinômios e números complexos que apesar de estarem na grade do terceiro ano do médio, pouquíssimos alunos tem o adequado conhecimento a respeito desses conteúdos. Isso tudo ocasionam problemas para o professor que não consegue desenvolver a aula, pois os alunos muitas vezes não o entendem, podendo até optar pelo trancamento/desistência e/ou transferência do curso, por se sentirem deslocados na aula. O presente estudo tem por finalidade procurar implementar uma matéria na grade curricular desses cursos que abordasse exatamente esse ponto da falta da base matemática dos alunos, matéria essa que chamaríamos de pré-cálculo, ensinando os alunos o que deve ser reforçado do ensino médio para que a matéria de calculo seja compreendida por todos e para que assim quando a matéria de cálculo for aplicada a partir do segundo semestre, a taxa de reprovação diminua consideravelmente, pois o histórico das turma nos diz que essa matéria acaba atrasando muito a vida acadêmica dos alunos.